Por que o aço inox não oxida?

Perguntado por: adias . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.

O Cromo contido nos aços inoxidáveis reage com oxigênio do ar formando uma fina camada superficial. Apesar de muito fina, esta camada de óxido de Cromo não é porosa e portanto impede que a superfície do aço entre em contato com a atmosfera. Isto previne a corrosão do aço provocada pelo meio ambiente.

Se você quer saber qual chapa metálica não enferruja, o aço inox é a resposta. E por que isso acontece? Porque o aço inoxidável possui uma composição distinta: ferro, cromo, níquel e outros metais. Essa composição torna o material extremamente resistente.

Vanessa reforça que os eletrodomésticos em inox têm sempre um ar mais moderno e são mais elegantes, por isso são mais caros.

Este metal não oxida, não descasca, não escurece, permitindo o contato com a água salgada e maresia.

Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação.

Sim, grande diferença, porque todas as características de uso e conservação são determinadas pela sua composição. Dessa forma, a principal diferença é que o aço inox possui muito mais resistência contra ferrugem e corrosão em relação ao aço carbono. A desvantagem da ferrugem é que está sujeita a contaminação.

Você já deve ter se perguntado se existe alguma diferença entre aço inoxidável e inox. Na verdade, eles não se diferem. Ambos são feitos com liga de ferro, altamente resistente à corrosão. A abreviação para inoxidável é apenas um artifício para facilitar a linguagem.

O alumínio é um material extremamente reativo, entretanto, apresenta uma elevada resistência à corrosão devido à passivação. Basicamente, o alumínio fica mais nobre (menor atividade) por ação desta película óxida, que tem uma boa aderência à superfície e acaba impedindo que um volume maior do material seja corroído.

As vantagens dos equipamentos de aço inox não param por aí; eles são extremamente duráveis, resistentes a impactos e choques térmicos; não absorvem odores e não mancham. Por serem mais leves que seus correspondentes de madeira, porcelana e outros materiais, são de manuseio muito mais simples.

Um material que pode trazer oxidação ao aço inoxidável é o alumínio, em virtude da corrosão galvânica. A corrosão acontece sempre que dois metais diferentes entram em contato em qualquer meio que transmita eletricidade e, como o alumínio é menos nobre do que o inox, ele será corroído.

Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.

Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.

Para tirar a ferrugem de aço inox, basta esfregar bem as manchas com uma esponja macia e uma solução de vinagre de vinho branco ou bicarbonato de sódio e água. Após esfregar bem a superfície, retire o produto com um pano levemente umedecido e seque bem para evitar novas manchas de ferrugem.

Sua desvantagem é principalmente de alto custo, mais caro; Além disso, o aço inoxidável não resiste à corrosão do meio alcalino.

Quando essa peças foram produzidas com aço inox de qualidade, essas peças podem chegar até 30 anos de utilidade e dependendo a maneira como essas peças forem usadas podem até ultrapassar essa data.

Aço inox na medida valor kilo 45,00.