Por que o ácido queima a pele?

Perguntado por: udamasio . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

O contato do ácido com a pele humana decompõe materiais orgânicos presentes, o que acaba por escurecer a pele. “Primeiro há uma queima, numa reação exotérmica, e, em seguida, potencializa reações em cadeia. O efeito é devastador para a pele”, comentou Merlo.

O Acido Hidrofluorídrico (H+) concentrado (49-70% ou anidro) pode causar queimaduras sérias na pele e intoxicaçoes sistêmicas devido à sua "dupla açao".

Queimaduras químicas
Causada por contato com produtos químicos, como ácidos: Enxágue o local por, pelo menos, 20 minutos em água corrente.

Um dos maiores efeitos colaterais do uso dos ácidos na pele é a irritação. Em maior ou menor grau, ela pode atingir todo mundo, pois o mecanismo de ação do ácido é justamente a descamação e o aumento da circulação sanguínea no local da aplicação – ou hiperemia.

Nebacetin. Muito conhecida, essa pomada previne o desenvolvimento de bactérias e ajuda na cicatrização da queimadura.

Após a limpeza adequada da pele o ácido é aplicado, e deverá permanecer por um período de tempo que varia de duas a 4 horas, de acordo com a sensibilidade da pele e da área a ser tratada.

Os ácidos proporcionam diversos benefícios para a pele: esfoliam e eliminam as células mortas, renovam e previnem cravos e espinhas, estimulam a produção de fibras de colágeno e elastina (que conferem textura mais firme à pele), suavizam rugas e até mesmo atuam no clareamento de manchas da pele.

Após a realização do peeling, a pele tende a ficar sensibilizada, avermelhada ou com um pouco de ardência. Esses efeitos são comuns e com alguns cuidados simples é possível amenizá-los como, por exemplo, colocando compressas frias de chá de camomila sobre a área que recebeu o peeling.

Sim! Você pode dormir com o sérum facial, a Dra. Marcele dá mais detalhes sobre esse tipo de tratamento. “Quando temos um sérum facial e ele tem alguma função, como ação anti-idade, para o tratamento de marcas ou para uniformizar a pele nós podemos, e devemos, dormir com ele, se for de tratamento noturno”, explica.

Pensando dessa forma, primeiro você limpa o rosto, depois aplica os ácidos e segue com o hidratante. A gente lembra ainda aquela regrinha das texturas - sempre da mais leve para a mais densa. Se seu cosmético de tratamento for uma máscara ou em textura sérum, ele vem antes do hidratante.

Uma dúvida que surge no momento de utilizar esse ativo é se ele pode ser utilizado todos os dias. “O ácido hialurônico é hidrofílico, ou seja, age em conjunto com a água, por isso ela pode ser utilizada por todos os tipos de pele todos os dias”, esclarece a Dra.

Depende do peeling, se foi mais profundo aí vai haver mais descamação, mas manchas roxas não é normal, pode aparecer manchas vermelhas.

Em caso de queimaduras de peeling, saiba o que fazer!
No entanto a profissional antecipa: “O ideal é utilizar produtos que tenham ativos cicatrizantes e ação hidratante, porque uma pele hidratada cicatriza bem melhor.

Não há formação de bolhas e a pele não se desprende. Após a cicatrização, a pele pode ficar um pouco escura, mas volta ao tom normal com o tempo. Não necessitam de atendimento médico e, geralmente, melhoram entre 3 e 6 dias. O tratamento consiste apenas em manter a pele e o organismo hidratados.

você tem que evitar usar.

Os ácidos devem ser passados na pele seca, depois da limpeza. Além disso, hidratantes muito densos e outros tratamentos faciais devem ser evitados nesses dias, já que podem anular o efeito do ácido. A exceção para isso é o protetor solar, que deve ser usado diariamente - especialmente durante o tratamento com ácidos.

Preciso usar ácido todos os dias? É verdade que os benefícios dos ácidos são cumulativos e que o uso a longo prazo é ótimo para a pele. Mas se você não quer usar esses ativos todos os dias, não tem o menor problema.

Precauções ao usar o ácido tricloroacético
As queimaduras podem ser tratadas com água e sabão específico, no caso do rosto, se não forem graves. Caso haja alguma infecção ou o local da queimadura já apresente algum dano, o médico dermatologista deve ser procurado.