Por que nossos olhos se mexem quando dormimos?

Perguntado por: rnunes2 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O mexer dos olhos durante o sono indica o acompanhar das cenas dos sonhos, mostra pesquisa. Mexer os olhos enquanto dormimos é algo muito comum. Chamado de sono REM, sigla em inglês para movimentos oculares rápidos, essa fase é responsável pelo bom descanso, desenvolvimento cognitivo e preparação para o dia seguinte.

Isso acontece porque nosso corpo fica totalmente relaxado e paralisado durante o sono, então os nervos não recebem os sinais de dor com a mesma facilidade que recebem quando estamos acordados – é por esse mesmo motivo que não escutamos, enxergamos, sentimos cheiros e temos uma boa percepção tátil ...

O sono REM (rapid eye movement, ou "movimento rápido dos olhos", em tradução livre) é uma etapa do ciclo do sono caracterizada por uma série de reações fisiológicas que incluem atividade cerebral elevada, espasmos musculares intermitentes, movimentos rápidos dos olhos, aumento da atividade do sistema nervoso autônomo e ...

Segundo a cientista do sono Theresa Schnorbach disse ao tabloide britânico The Mirror, cerca de duas a três pessoas falam durante o sono em algum momento. Entretanto, apesar da frequência, ela pode ser considerada um problema médico.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Talvez você esteja se perguntando “então, quando devo dormir?”. Bem, um estudo publicado no European Heart Journal aponta que o melhor horário para cair no sono é entre 22h e 23h. Seguir essa recomendação, segundo os pesquisadores, pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares e de derrame.

O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.

110 minutos

Algumas estimativas apontam que uma pessoa adulta passe, em média, entre 13 e 23% do seu tempo dormindo em sono profundo. Considerando o padrão de oito horas de sono, isso representa um período de 60 a 110 minutos de sono profundo por noite, aproximadamente. Lembrando que a quantidade de horas de sono é individual.

O estudo da atividade cerebral dos participantes mostrou que durante o sono lento leve (ou seja, a fase do adormecimento), o cérebro analisa o sentido das palavras e decide apertar no botão certo – mas sem emitir o comando motor.

Quando dormimos passamos, cerca de oito horas, na mesma posição. E quando há má postura durante o sono, pode haver o encurtamento de alguns músculos, além da possibilidade das articulações do corpo serem prejudicadas, causando a dor.

“Durante os sonhos, nós mexemos os olhos e nosso cérebro fica extremamente ativo, quase tão ativo quanto eu e você conversando agora, acordadas. Olha só que coisa curiosa. Você tem um estado que é de extrema ativação cortical, só que ele tem uma diferença da vigília, que é a ausência de tônus muscular.

O sono profundo geralmente ocorre na primeira metade da noite. Ele apresenta como padrão ondas cerebrais de baixa frequência e alta amplitude, isto é, ondas delta.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

As fases do sono

  • NREM 1: Chamado “sono leve”. É quando ainda estamos cochilando, podendo despertar com qualquer barulho. ...
  • NREM 2: Sono leve intermediário. ...
  • NREM 3: Chamado “sono profundo”, essa fase é fundamental para o descanso do corpo. ...
  • REM: É o sono profundo avançado.