Por que nossos olhos enxergam cor?

Perguntado por: dmello8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

As cores, na verdade, não existem: elas são fabricadas pelo nosso cérebro. Pode parecer uma informação impactante e cheia de mistério, mas o que ocorre é que as tonalidades só aparecem na presença da luz. Sem ela não há cor, mas apenas um espaço vazio representado pelo preto.

Por outro lado, já que o amarelo é a cor mais visível de todas, é a primeira cor que o olho humano vê.

A fotopsia acontece quando o vítreo (fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho) fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes luminosos.

Tudo parece extremamente real, mas, na verdade, não passa de ilusões ; nesse caso, criadas pelo cérebro. De memórias da infância a imagens registradas no dia a dia, o que as pessoas veem e sentem quase nunca é o que parece. Poucos sabem, por exemplo, que quatro horas do dia útil são passadas em total cegueira.

Dessa forma, nossos olhos são capazes de captar apenas um pequeno intervalo de frequência das ondas eletromagnéticas – entre 750 nanômetros (7,5.10-7 m) e 400 nanômetros (4,0.10-7 m), referentes ao vermelho e ao violeta –, ao qual damos o nome de espectro visível.

Verde avermelhado ou azul amarelado são as chamadas cores proibidas. Estas frequências de luzes, quando misturadas, anulam-se no olho humano, daí não conseguirmos vê-las em simultâneo. Sabemos que ao misturar duas cores gera-se uma terceira cor, e não uma fusão dessas duas cores.

cor verde

No gráfico podemos observar que a cor à qual o olho é mais sensível é a cor verde, que também faz parte do espectro solar de mais intensidade.

Azul (e laranja)
Note que a cor que mais parece a mesma para pessoas com a visão normal e leitores com deficiência vermelho-verde (os tipos mais comuns de daltonismo) é azul. “Azul é o tom mais seguro.” Se você deseja que pessoas com deficiência na cor vermelha e verde, percebam as cores como você, então escolha azul.

Apesar de parecer que qualquer coloração exerce a mesma influência sobre os olhos, algumas teorias afirmam que o verde é mais bem percebido do que vermelho e azul.

Isso porque a estrutura ocular independe da quantidade de melanina, e a sensibilidade à luz é definida pelas células fotossensíveis que ficam na retina, no fundo dos olhos.

O ideal é escolher cores vibrantes e luminosas para deixar os olhos em destaque. Mas, elas devem harmonizam com o todo da maquiagem, podendo apostar em cores como: Azul turquesa e klein; Rosa e verde neon; Amarelo e laranja; Rubi, pink e roxo; Vermelho; Cores metalizadas.

A íris não é verde
Ocorre que a íris só aparenta ser esverdeada, mas, no fundo, é uma mistura de cores. Segundo o Eyesite, olhos verdes são uma “curiosa mistura de pigmentação marrom-claro, um pigmento lipocromo amarelado e um toque de dispersão de ondas azuis”.

O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, sendo: Três são primárias (azul, amarelo e vermelho) Três são secundárias (verde, laranja e roxo) Seis são terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado)

A ativação do sistema nervoso autônomo propicia a lubrificação dos olhos com a lágrima, por isso se dá o brilho no olhar. Além da dopamina, o cérebro reage liberando serotonina e adrenalina. "Os olhos e a comunicação facial revelam 100% do que uma pessoa sente.

O corpo é geralmente simétrico e tem estado assim por quase toda a evolução de animais multicelulares. Na realidade, há 2 razões principais para a presença dos 2 olhos. A primeira, é permitir a percepção de profundidade (visão tridimensional) e, a segunda, é ampliar o campo de visão que enxergamos a nossa volta.

Pessoas com miopia tem um globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar de longe.

O professou explicou como funciona o sistema de visão. Uma vez a imagem captada no globo ocular, ela é transmitida para o cérebro, na parte inferior do órgão. Os olhos são a parte mais complexa da visão humana.

Veronica Seider entrou para o livro dos recordes por possuir a melhor visão do mundo. Em outubro de 1972, a Universidade de Stuttgart relatou que Verônica possuía uma acuidade visual mais de 20 vezes melhor que a média da população. Ela conseguia identificar pessoas a uma distância de mais de 1,6 km.

falcão No pódium dos bons de olho, a medalha de bronze vai para o falcão. Quando está caçando, ele enxerga presas pequenas a 1 500 metros de altitude. O segundo lugar é do abutre-de-rüppel (Gyps rueppellii), o pássaro que voa mais alto no mundo, atingindo mais de 11 mil metros.

Um tipo de camarão tem pelo menos doze classes de células sensíveis à cor e provavelmente seja o animal que mais cores percebam. Muitos insetos, aves, répteis e peixes têm um pigmento extra, para a luz ultravioleta, e por isso enxergam coisas para nós invisíveis.

Observe a imagem acima: ela ilustra a variedade de cores presentes no espectro da luz visível, que nossos olhos conseguem perceber. Talvez você não tenha notado, mas há uma em particular que não aparece: o magenta.