Por que nosso nariz só funciona um lado de cada vez?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

O ciclo nasal é a congestão e descongestão espontânea da mucosa nasal durante o dia, onde a congestão de um lado é acompanhada de descongestão recíproca do lado contralateral. Isso geralmente ocorre a cada 4-8 horas. O nariz entope de um lado, desentope, e depois entope o outro lado.

Caso note maior fluxo de ar e facilidade para respirar por uma das duas narinas, são grandes as chances de existir o desvio do septo nasal”, indica Dr. Fábio, que completa. “O sintoma mais comum é a obstrução nasal unilateral, ou seja, em apenas uma narina.

É normal isso acontecer pois o nariz possui no seu interior estruturas chamadas cornetos, que são importantes para aquecer, umidificar e direcionar o fluxo de ar que passa pelo nariz.

A alternância entre as narinas acontece por causa da variação da predominância dos sistemas simpático e parassimpático e se modifica durante a gravidez e quando uma pessoa desenvolve uma infecção, como gripes e resfriados. O nariz atua na filtração, no aquecimento e na umidificação do ar respirado.

A alternância entre as fossas nasais não é necessariamente patológica. Se a pessoa respira sempre por um lado só, ela precisa passar por uma consulta com um otorrino particular. Porque quando se tem uma obstrução nasal unilateral, precisa-se descartar doenças mais sérias, como um pólipo na fossa nasal.

Ciclo nasal reduz passagem de ar pelas narinas
A alternância entre as narinas acontece por causa da variação da predominância dos sistemas simpático e parassimpático e se modifica durante a gravidez e quando uma pessoa desenvolve uma infecção, como gripes e resfriados.

O nariz pode ficar entupido à noite na hora de dormir devido a uma combinação de fatores, incluindo mudanças na posição do corpo, mudanças na pressão do ar e mudanças nas vias respiratórias. Quando você se deita, a gravidade pode fazer com que o muco se acumule nas vias nasais, obstruindo o fluxo de ar.

Dá uma olhada nestas 5 formas de como desentupir o nariz:

  1. Faça uma lavagem do nariz. A lavagem do nariz pode ser realizada por você mesmo na sua casa. ...
  2. Mantenha a cabeça mais alta na hora de dormir. ...
  3. Use nebulizador. ...
  4. Tome banho quente e demorado. ...
  5. Utilize remédios sob orientação médica.

Os sintomas mais comuns do desvio de septo são: respiração pela boca, apnéia do sono, roncos, dores na região frontal da face, sinusite e até mesmo sangramento nasal. Em alguns casos, o nariz pode apresentar aparência externa torta, em razão de essa estrutura interna estar com desvio.

Em geral, uma cirurgia de desvio de septo custa em torno de R$ 15 mil. Entretanto, ela pode alcançar valores mais altos, a depender de quanto o médico e sua equipe cobram, assim como do hospital em que será realizado o procedimento.

Em determinados casos, o desvio de septo pode causar problemas como: obstrução que consequentemente causa dificuldade para respirar; aumento da frequência de sangramento nasal; favorecimento de sinusite recorrente; dores e incômodos; ronco e até mesmo apneia do sono.

A melhor posição para dormir com nariz entupido é com a cabeça elevada. Dessa forma, você ajuda os seios da face a se livrarem da secreção e não entope as vias aéreas. Para isso, você pode usar travesseiros mais altos, que ajudam na posição do corpo para facilitar essa drenagem de secreção.

Um dos principais sintomas da rinite é o nariz entupido. Segundo o médico, os cornetos são estruturas que ficam dentro do nariz e que transformam o ar externo frio em quente e úmido, essencial para manter uma respiração adequada.

A congestão nasal unilateral, também conhecida como nariz entupido em apenas um dos lados, pode ser causada por diversas razões, como desvio do septo nasal, sinusite, alergias, infecções respiratórias ou tumores nasais. O tratamento dependerá da causa subjacente, podendo envolver desde medicamentos até cirurgias.