Por que Nossa Senhora da Boa Morte?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Para a crença católica, o título de Nossa Senhora da Boa Morte é dado à Virgem Maria ao fazer a passagem da vida terrena para a vida celestial. As pessoas rezam para que a Nossa Senhora rogue por elas na hora da morte, já que a alma depende da salvação eterna.

Atualmente, o conceito de “boa morte” pode ser definido como uma morte acompanhada de dignidade e sem sofrimento. Para que a morte ocorra com o máximo de dignidade possível, é necessário que se evitem tratamentos curativos que não beneficiam a sobrevida do doente, apenas contribuem para lhe aumentar o sofrimento.

A Festa da Boa Morte, ou Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, é uma tradicional comemoração religiosa afro-brasileira, que ocorre anualmente e é organizada pela Irmandade da Boa Morte, ocorre no município de Cachoeira, Bahia.

Nossa Senhora Aparecida na Umbanda é Oxum . Uma santa referenciada no ritual católico como Maria, Mãe de Jesus, mas também muito reverenciada dentro da Umbanda.

María Guadalupe López Esquivel, também conhecida como "La Catrina" (personagem folclórico da celebração do Dia dos Mortos no México), tinha 21 anos. Ela costumava ostentar nas redes sociais, exibindo dólares e armas feitas de ouro.

Acredita-se que esse sobrenome seja uma homenagem a uma Santa, chamada Nossa Senhora da Boamorte.

Ela surgiu na Barroquinha e se tornou uma devoção importante
Não há um consenso de quando ela surgiu, mas especula-se que tenha sido no início do século 19, no momento em que havia um grande fluxo de tráfico de africanos entre a baía do Benin e a Baía de Todos os Santos, época em que eclodiram intensas rebeliões.

Incontinência urinária e fecal e dependência de ventilação mecânica foram classificados como “piores que a morte”. Dependência de um tubo de alimentação, confinamento à cama, demência e necessidade de cuidados 24 horas por dia foram classificados como “o mesmo que a morte” ou pior.

1- Isaías 57:2
Ou seja, a religião cristã acredita que após a morte existe uma vida eterna junto a Deus. Em consequência disso, a morte não deve ser encarada como um sentimento de tristeza e dor, mas sim, como uma passagem para um descanso infinito.

A morte serve para lembrar que, por trás das diferenças superficiais, somos todos muito parecidos e igualmente frágeis. A morte também serve para lembrar que precisamos uns dos outros para viver bem e para morrer com dignidade. Em outras palavras, a morte é imprescindível para a humanidade.

Ela é a Mãe da Igreja, o Auxílio dos cristãos, a Nossa Senhora das Famílias, o Refúgio dos pecadores, e nos ensina que, em todas as fases da vida, devemos renovar nossa pertença a Deus e à Igreja com a consciência de que nascemos para conhecer, servir e amar a Deus.

Após o encontro por pescadores, primeiro da cabeça e, depois do corpo da santa, o rio passou a ter fartura de peixes. O nicho tem ainda a inscrição “O espírito e a esposa dizem: Amém, vem, Senhor Jesus”, extraída do livro bíblico Apocalipse.

Nesta semana a coroa doada pela princesa Isabel quando estava em visita a Aparecida em 1868. Esta coroa é usada na Imagem de Nossa Senhora Aparecida até os dias atuais.

Ao regressar ao lar, pouco tempo depois, Sant'Ana concebeu Maria, a mãe de Jesus.

A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória.

Maria de Nazaré, por ser um Espírito portador de grandes conquistas evolutivas e virtudes, e consciente da tarefa que deveria realizar na obra do Cristo, curva-se, humilde ante os desígnios celestiais, agindo sempre com prontidão, como que repetisse, vida a fora, a resposta que deu ao anjo quando, em nome do Pai, este ...

Como a Igreja Católica compreende os títulos de Maria
São eles: Mãe de Deus, Virgem Maria, Imaculada Conceição e Assunção de Maria.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título que os cristãos deram a Maria em homenagem e agradecimento à sua atenção constante e perpétua para com a humanidade. Perpétuo socorro quer dizer socorro eterno, socorro sempre.