Por que nos tornamos controladores?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

A causa principal para que as pessoas tenham traços controladores e queiram controlar os outros, é ter vivido uma infância "controlada".

A necessidade de controlar está muitas vezes ligada à necessidade de acalmar a ansiedade. Pessoas controladoras têm dificuldade para sossegar diante de uma situação complicada porque não conseguem abandonar a ideia de que precisam estar a par de tudo. Elas se sentem mais seguras com a ilusão do controle.

Pessoas controladoras demonstram níveis de ansiedade e perfeccionismo muito exagerados. Dessa forma, elas sentem uma grande preocupação com o mundo ao seu redor. Isso porque elas precisam se antecipar aos acontecimentos para evitar qualquer problema.

As perguntas as irritam, pois elas preferem estar no controle dos questionamentos sempre. Tome cuidado, pois perguntas demais podem fazer com que a outra pessoa pense que precisa de ajuda para tomar todas as decisões. Com o tempo, ela fará com que você duvide de suas próprias capacidades de decisão.

Então siga estas dicas:

  1. Adquira autoconfiança. Por incrível que pareça pessoas controladoras são inseguras e, por isso, têm pavor de perder o controle sobre as pessoas e situações. ...
  2. Equilibre a sua ansiedade. ...
  3. Reconheça que o controle é uma ilusão. ...
  4. Cuidado com as manipulações. ...
  5. Respeite o outro.

Dicas Para Lidar Com Pessoas Controladoras de Forma Positiva

  1. 1 – Mantenha o Diálogo. Conversar é sempre a melhor maneira de se entender com alguém e isso também vale quando a situação envolve uma pessoa controladora. ...
  2. 2 – Defenda a Sua Individualidade Pacificamente. ...
  3. 3 – Mude o Seu Comportamento. ...
  4. 4 – Cuide da Sua Autoestima.

O homem possessivo e controlador se caracteriza por ter uma personalidade obsessiva. Ele tenta checar tudo aquilo que o rodeia e sempre parece assumir uma atitude defensiva. Ele se zanga com facilidade e, em alguns momentos, tenta conter a sua agressividade.

Dicas de como ter o domínio sobre o poder da mente

  1. Filtre seus pensamentos. O primeiro passo, como em qualquer processo de melhoria, é começar a organizar a sua mente. ...
  2. Desintoxique sua mente. ...
  3. Cultive bons pensamentos. ...
  4. Revise sua mente periodicamente. ...
  5. Exercite sua mente. ...
  6. Tenha autoconfiança. ...
  7. Busque ter uma mente sossegada.

Pequenas mudanças de hábito podem ajudar a diminuir a ansiedade, como atividades físicas, lazer e dormir pelo menos 8h por dia. Exercícios de relaxamento e meditação também podem ajudar. Afinal, o controle deriva da ansiedade pelo desconhecido e pela necessidade de estar no controle sobre o que pode ou não acontecer.

Dicas Para Lidar Com uma Pessoa Autoritária e Controladora

  1. 1 – Olhe Para Si em Primeiro Lugar. ...
  2. 2 – Não Leve as Coisas Pelo Lado Pessoal. ...
  3. 3 – Adote um Comportamento Assertivo. ...
  4. 4 – Não Reaja de Maneira Impulsiva. ...
  5. 5 – Evite Reclamar Para Terceiros. ...
  6. 6 – Chame-a Para uma Conversa. ...
  7. 7 – Trate-a Com Respeito e Gentileza.

Procure pensar em "controle" como uma forma de convencer as pessoas de que sua perspectiva é a correta. Com os métodos corretos, você pode mudar as atitudes das pessoas sem perder o respeito delas. Escolha um objetivo apropriado. A pessoa que você está tentando influenciar deve ser capaz de atingir suas metas.

As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças.

7 truques para conseguir que as pessoas façam o que você quer

  1. Tenha bons gráficos em mãos. ...
  2. Faça as pessoas gostarem de você ...
  3. Mantenha contato visual com a outra pessoa. ...
  4. Repita suas ideias. ...
  5. Faça com que as pessoas queiram te ajudar. ...
  6. Não reclame e não faça exigências. ...
  7. Demonstre exclusividade.

Não reaja à falta de educação. Muitas vezes, pessoas controladoras querem provocar reações nas vítimas, e não gostam de resistência ou críticas. Se ficar agressivo ou irritado, por exemplo, você provavelmente vai se dar mal. Não entre em modo defensivo; tente manter a calma.