Por que no início da frase ele vem separado?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

POR QUE no início da frase ele vem separado, sem acentuar. POR QUÊ no final de uma frase, separar com acento, eu vou perguntar. PORQUE junto, sem acento, sem nada, eu me lembro do POIS para explicar... E o PORQUÊ, juntinho com acento, eu vou substantivar.

Porque junto e sem acento é usado em respostas e frases afirmativas. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas. Veja os exemplos: Não viajei porque não tinha dinheiro.

A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo". Exemplos: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa.

Porque (junto e sem acento)
Ela indica causa, justificativa ou consequência. Dica: “porque” pode ser substituído por “pois”, “visto que”, “uma vez que” etc. Exemplos: Ele não foi trabalhar porque estava doente.

Eis por que estou tão alegre. (= Eis o motivo por que estou tão alegre.) Usamos POR QUÊ (separado e com acento circunflexo) no final de frases que tenham apenas um ponto (final, interrogativo, exclamativo,...)

Porque: normalmente usado em respostas. Exemplo: "A festa acabou porque houve uma grande confusão." Porquê: tem valor de substantivo e aparece acompanhado de determinanto (um artigo, por exemplo). Exemplo: "Queria saber o porquê de sua tristeza para poder ajudá-lo."

Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação. “Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”. “Porquê”: é um substantivo e tem o mesmo significado dos termos “razão” e “motivo”.

Substituição do “porque”
Pode ser substituído por palavras como “pois”, “como”, ou pelas expressões “para que”, “já que”, “visto que” e “uma vez que”. Confira.

Por que: use em frases interrogativas nas quais ele possa ser substituído por “pelo qual” e suas variações. Por quê: use sempre no final de uma frase interrogativa. Porque: use em respostas. Porquê: use como substantivo, quando tiver o sentido de motivo ou razão.

As frases afirmativas expressam afirmações: Ontem eu fui ao dentista. Meu pai gosta daquela cantora.

As frases afirmativas existem para confirmar um fato e geralmente terminam com um ponto (.) ou uma exclamação (!). São o oposto das frases negativas, nas quais o advérbio de negação, a palavra 'não', está sempre antes do verbo.

Significado de Por que
locução adverbial Por qual razão, motivo: por que ele ainda não chegou?[Gramática] Numa pergunta, busca saber a causa, o motivo, a razão de; geralmente apresentado no início de uma frase ou da oração.

Uso do por que - separado sem acento
Para iniciar uma pergunta, use o “por que”, que é o chamado advérbio interrogativo. Por que ele veio? Quando puder ser substituído por “por qual razão” / “por qual motivo”, use “por” (preposição) “que” (pronome adjetivo indefinido). Não sei por que ele veio.

Dicas para o uso dos porquês
Por quê: Escrito separado e com o acento, este “por quê” serve para quando a expressão aparecer sozinha ou ao final das frases, significando “por qual motivo”, “por qual razão”. Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal.