Por que ninguém consegue sobreviver no Polo Norte?

Perguntado por: rdantas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

O calor do lugar. Os habitantes do Polo Norte não teriam a mínima chance de sobreviver sem um local onde se abrigar. Ou seja: um iglu pode significar a diferença entre a vida ou a morte quando a temperatura é de 20 graus abaixo de zero.

Na verdade, o que existe ao redor do Pólo Norte geográfico é uma capa de mar congelado, que não supera 5 metros de espessura.

O Pólo Norte só pode ser alcançado por meio de expedições específicas para esse fim. As viagens começam geralmente por via aérea, às vezes com alguma etapa sobre o gelo. Outra alternativa é pegar um navio quebra-gelo que abra caminho no gelo do Oceano Ártico.

1. A Antártida não tem dono. Oficialmente nenhum país é proprietário de qualquer pedaço de terra da região. Alguns países possuem interesse em anexar terras antárticas aos seus territórios, principalmente por causa de suas riquezas minerais, mas lá a mineração é proibida.

Mapa do polo norte
Quem administra a exploração econômica e territorial é a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, ligada à ONU. Não existe nenhum povo autóctone no polo norte, mas os inuítes (antigamente chamados erroneamente de esquimós) vivem em regiões próximas como o Alasca, Groenlândia e Canadá.

A chamada “Geleira do Juízo Final”, “Geleira do Fim do Mundo” ou “Geleira do Apocalipse” fica na Antártida Ocidental e é considerada uma das maiores geleiras do mundo, com cerca de 120 km de largura e 600 km de comprimento.

Por causa da inclinação do planeta em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, o movimento que o Sol faz no céu é circular, sempre próximo ao horizonte sobre os polos durante todo um semestre do ano. O dia nunca vai embora, a estrela muda apenas sua posição.

A pequena cidade de Snowmass, no Estado americano do Colorado, receberá este mês uma espécie de visitantes muito diferente dos estivadores que costumam freqüentá-la.

40 graus

A temperatura média anual no Polo Norte é de menos 40 graus Celsius (menos 40 graus Fahrenheit) no inverno e 0 C (32 F) no verão. Em contraste, as médias do Polo Sul são muito mais geladas, com uma temperatura média anual de menos 60 C (menos 76 F) no inverno e menos 28,2 C (menos 18 F) no verão.

Nenhum fuso horário foi atribuído ao Polo Norte, portanto, qualquer hora pode ser usada como hora local. Ao longo de círculos estreitos de latitude, no sentido anti-horário é leste e no sentido horário é oeste. O Polo Norte está no centro do Hemisfério Norte.

1 – A região não tem fuso horário
Já que os seres humanos não habitam o local, nenhum fuso horário foi atribuído.

Ao contrário do Polo Norte, no Polo Sul, existe uma camada de terra entre o mar e o gelo, que impede essa troca de calor.

É o arquipélago de Svalbard, que tem menos de 3 mil habitantes (são 2.884 habitantes, segundo os dados oficiais), o lugar mais próximo do Polo Norte.

Svalbard é um território da Noruega que fica no fim do mundo! Literalmente, é o local permanentemente habitado na Terra mais próximo do Pólo Norte.

Para viver em condições extremas, algumas vezes é necessário tomar decisões extremas. Em Villa Las Estrellas, na Antártida, onde vivem cerca de 100 pessoas, sobretudo cientistas e militares da força aérea ou da marinha chilena, há uma importante condição para morar no local: por prevenção é preciso tirar o apêndice.

Mesmo com todas essas condições adversas, a Antártida é habitada por uma média de 4 mil pessoas durante o verão e 800 pessoas durante o inverno, sendo todos eles pesquisadores de 27 países diferentes, que possuem base científica no continente.

#1 A Antártica não pertence a nenhum país. Há no local bases de várias nacionalidades, mas o Tratado Antártico garante que ninguém possa declarar soberania sobre qualquer um desses territórios.