Por que nascem psicopatas?

Perguntado por: isalgado6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Acredita-se que a psicopatia seja uma condição inata. Seria originada de uma falha genética que prejudica o desenvolvimento de partes do cérebro relacionadas às emoções, controle de impulsos, empatia e moralidade. Essa hipótese tem base em diversos escaneamentos cerebrais conduzidos em diferentes partes do mundo.

Esse tipo de transtorno não tem cura, uma vez que os psicopatas não se arrependem ou sofrem com as consequências de seus atos. - Tratar de um psicopata é uma luta inglória, pois não há como mudar sua maneira de ver e sentir o mundo.

Quanto à variância na psicopatia, 40 a 60% é genética em sua origem14, o que significa que fatores genéticos e ambientais contribuem aproximadamente igualmente para o transtorno14.

Eles são voláteis e propensos a explosões emocionais, incluindo ataques de raiva. É provável que não sejam educados e vivam nas margens da sociedade, incapazes de manter um emprego estável ou ficar em um lugar por muito tempo. É difícil, mas não impossível para os sociopatas formar grupos com os outros.

o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes.

Estudando todos eles, se questionando qual o ponto fraco de um psicopata, a resposta é o ego dessas pessoas. A autoestima é a maior falha dos psicopatas em qualquer situação em que se envolvam. Ou seja, os mesmos são vaidosos, se privando de inseguranças e se achando o ápice da evolução social.

Embora o psicopata não possa se apaixonar como tal, ele pode estabelecer relações sentimentais. No entanto, essas serão baseadas em seu próprio interesse (em algo que a pessoa psicopata deseja conseguir e manter). Para um psicopata, as relações sociais são uma forma de conseguir o que ele precisa naquele momento.

Pessoas com este transtorno apresentam um comportamento de indiferença em relação ao outro. A ausência de remorso e moralidade são traços marcantes, já que são frios em sua essência. Por isso, é comum terem vários casos amorosos ao mesmo tempo já que o sexo para eles é uma forma de poder e controle.

Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta.

A psicopatia é considerada uma condição inata do indivíduo, ou seja, a pessoa já nasce psicopata. Por outro lado, a sociopatia é desenvolvida durante a vida, por meio da educação, relações sociais ou traumas.

Psicopatia: Transtorno abúlico
O transtorno abúlico é caracterizado por pessoas que nada fazem, “são atoa”. Não ficam em emprego nenhum, não estudam, não fazem nada! Pessoas com esse tipo de transtorno geralmente são viciadas em álcool ou drogas.

Falta de emoções, como ansiedade e medo, ajuda-os a permanecer calmos em situações assustadoras. Estudos mostraram que eles têm uma resposta de sobressalto reduzida, ou seja, reagem muito menos intensamente em situações que deveriam gerar medo.

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial.

A ressonância mostra que nos psicopatas se verifica uma redução das conexões entre o córtex pré-frontal ventro-medial (responsável pela empatia e culpa) e a amígdala (a parte do cérebro que medeia a ansiedade e o medo).

Os principais sinais e sintomas de psicopatia, que ajudam a identificar uma pessoa psicopata são:

  1. Falta de empatia. ...
  2. Comportamento impulsivo. ...
  3. Falta de controle da raiva. ...
  4. Egocentrismo. ...
  5. Falta de remorso. ...
  6. Diferença entre psicopatia e sociopatia.

Em termos conceituais, o psicopata é o indivíduo compreendido de forma clínica como perverso e detentor de distúrbios mentais graves que afetam sua maneira de interagir com outros indivíduos, eis que eles se comportam de forma irregular e antissocial.

O psicopata é um indivíduo arrogante, que se considera superior e despreza o mundo e os outros. Isso significa que o psicopata odeia quando alguém temporariamente o engana ou o derrota, ou usa sua própria grandiosidade e ego contra ele.

A dor do psicopata é a dor de se sentir manipulado, por mais que ele não reclame e não demonstre isso. Quando ele não está se sentindo manipulado, está em seu recurso, em sua capacidade de articular de forma saudável para si e todas as pessoas do ambiente em que ele está inserido.

Isso acontece porque as pessoas que apresentam esse tipo de distúrbio mental têm uma menor atividade nos córtices orbitais. Assim, além de afetar sua capacidade de controlar os impulsos, isso também prejudica a habilidade de detectar cheiros.

Psicopatas se sentem inferiores quando não podem manipular ou controlar. Eles não gostam de pessoas que podem ver através de sua loquacidade, do seu charme superficial, de suas tendências manipuladoras. Esse tipo de pessoa mais perceptiva e menos superficial costuma ser chamada de empática.