Por que nasce cabelo?

Perguntado por: iaparicio . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O nosso cabelo é produzido dentro de uma estrutura em forma de tubo chamada de folículo piloso. No fundo desse tubo há outra estrutura chamada de raiz. Na raiz encontramos células que se multiplicam constantemente.

Dentro da nossa pele existem milhares de folículos pilosos. Por isso, temos milhares de fios de cabelo e pêlos espalhados por nosso corpo! No fundo desse folículo existe um grupinho de células, chamado de raiz, onde o cabelo é constantemente formado e empurrado para cima, assim ele vai crescendo.

HOME / Blog / Quantos fios de cabelo crescem por dia ? É normal os cabelos caírem diariamente, em torno de 100 a 130 fios/dia, variando de pessoa para pessoa.

De modo geral uma pessoa perde naturalmente entre 50 a 100 fios por dia que caem por um processo de substituição. Na perda natural acontece a renovação capilar, ou seja, nasce um cabelo novo para cada fio que cai.

Depende da causa da queda . Mas no geral é possível sim. O mais importante é o diagnóstico do tipo da alopecia ( queda de cabelo) para poder instituir o tratamento correto.

É sobrancelha, buço, virilha e diversas outras partes que, vira e mexe, precisam de manutenção. A presença de pelos é completamente normal e serve como uma barreira de proteção para o corpo.

Por que temos pelos pubianos e qual a sua finalidade? Eles são um sinal de maturidade sexual. Os pelos da região servem predominantemente para proteger do atrito (de coisas cotidianas, como caminhar, por exemplo, além do momento de um ato sexual).

Escolhas de estilo de vida ruins, poluição, estresse e uma dieta desequilibrada são os principais motivos pelos quais seu cabelo para de crescer.

O cabelo é composto por proteínas, lipídeos ou gorduras e pequena quantidade de água. A principal proteína do cabelo é a queratina. A queratina é uma molécula grande formada por unidades menores chamadas aminoácidos, que se agrupam para formar uma cadeia.

O cabelo é composto basicamente de queratina, uma proteína caracterizada pelo alto conteúdo de enxofre derivado da cistina. Essa proteína forma uma rede de ligações cruzadas através de pontes dissulfídicas, o que confere ao cabelo certa resistência mecânica e química.

A estrutura principal do fio é formada por 45,2% de carbono, 27,9% de oxigênio, 6,6% de hidrogênio, 15,1% de nitrogênio - que juntos formam os aminoácidos responsáveis pela produção da queratina - e 5,2% de enxofre, porém existem mais elementos na fibra capilar.

Algumas vitaminas, como a biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico, que compõem o chamado complexo B ajudam a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda capilar.

Na idade adulta, eles voltam a ficar menos volumosos e iniciam um novo processo de afinamento entre os 50 e 55 anos. Por fim, o crescimento começa a ser reduzido por volta dos 60 anos de idade e o cabelo retorna à sua origem, tornando-se cada vez mais ralo e sem volume", explicou.

Coceira no couro cabeludo pode ser sintoma de calvície
De acordo com a dermatologista Marcela Benez, a coceira pode sim ser um sinal de calvície, mas é necessário fazer uma investigação mais detalhada antes do diagnóstico, uma vez que outras doenças também podem fazer o couro cabeludo coçar.

Como o cabelo está sempre se renovando, é normal que alguns fios se soltem quando você lava, penteia ou simplesmente passa a mão pelo cabelo. Isso acontece porque os fios têm um ciclo de vida e, depois de algum tempo, eles caem para dar espaço para novos fios crescerem.

Massageie o couro cabeludo ao lavar os cabelos
Talvez você não saiba, mas um ato muito simples que pode resolver a queda capilar (depois que for feito um exame para investigar a causa da perda dos fios) é a massagem no couro cabeludo ao lavar a cabeça.