Por que não usar tomada no chuveiro?

Perguntado por: ugaspar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

O chuveiro, como sabemos, é um item que consome muita energia. Ele exige uma alta corrente e, por isso, não pode ser ligado em tomadas comuns em casa (que suportam corrente de 10A a 20A). É necessário também, contar com o conhecimento profissional para evitar qualquer tipo de acidente elétrico.

Não! Conforme a norma este tipo entre outros não podem ser utilizados.

Banheiros: no mínimo, a norma obriga que haja uma tomada próxima ao lavatório e que esteja a pelo menos 60 centímetros de banheiras ou boxes. Uma opção comum é colocar uma tomada dupla. Já os interruptores costumam ser um só, perto da porta.

Para evitar o choque no chuveiro, portanto, o primeiro passo é fazer o aterramento correto. Normalmente, o condutor de proteção tem a cor verde ou verde e amarela – e deve ser conectado ao sistema de aterramento elétrico de sua casa. Trata-se de uma ação simples: apenas conectar um cabo a outro.

Os banheiros devem ter uma tomada de 600 VA próxima ao lavatório; Eletrodutos podem passar pelo piso, pelo teto e pela parede, e não deve ocorrer sobreposição.

Um curto-circuito elétrico se dá através de uma elevada passagem de corrente elétrica, muito ou pouco acima do normal, dependendo da intensidade de energia. Será justamente esse aumento repentino da tensão no circuito elétrico que vai ocasionar essa falha.

As tomadas altas, que devem estar entre 2 m e 2,25 m acima do chão, são destinadas aos equipamentos que não precisam ser desligados, como chuveiros, aparelhos de ar-condicionado, coifas e micro-ondas ou fornos embutidos no alto de armários.

Se você trocar a ligação dos fios do chuveiro, corre o risco de levar choque. O fio terra colocado no neutro fica energizado e pode causar choque elétrico.

O cálculo é simples: divida a potência, medida em Watts, pela tensão, medida em Volts. Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A. Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A.

O fio terra vem no chuveiro de fábrica. Por padrão ele é dar cor verde e amarela. Tecnicamente falando e mais seguro, para fazer o aterramento de chuveiro é necessário que você ligue este fio terra em um outro fio de aterramento exclusivamente para isso.

Banheiro. A atenção principal sobre onde colocar tomadas e interruptores é a distância que deve ter entre o box e a torneira para banheiro. Deve haver, no mínimo, 60 centímetros entre eles.

De acordo com a NBR 5410, a distância mínima de instalação entre o chuveiro e o disjuntor deve ser de 1,2 m. Entenda que devido às condições de umidade em locais com chuveiros elétricos, não é recomendado fazer a instalação elétrica do disjuntor dentro do banheiro.

Se a energia oscila quando você liga chuveiro e microondas juntos pode ser que uma das fases da tue esteja junto com uma das fases do chuveiro. É preciso checar e garantir que são circuitos independentes e que os fios (cabos flexíveis) são de qualidade atestada pelo Inmetro.

Isso acontece porque ao trocar a temperatura com chuveiro ligado há um centelhamento e formação de pequenos arcos no polo do chuveiro, condição que em longo prazo vai desgastando a resistência. O correto e também mais seguro é trocar a temperatura com o chuveiro desligado.

Por norma, um chuveiro de 3 temperaturas pode ter no máximo 5500W de potência, seja sua tensão 127V ou 220V.

Tomada com Interruptor de Sobrepor: as tomadas com interruptor de sobrepor são as mais úteis e versáteis, pois permitem que uma tomada e um interruptor sejam instalados no mesmo espaço, economizando o espaço útil da parede dos seus ambientes e ainda tornando a instalação muito mais simples, uma vez que 2 pontos de ...

Com a fita isolante bem fixada, você pode pintá-la da mesma cor ou também cobri-la com uma outra fita branca, garantindo uma fixação maior sem chamar a atenção, que é exatamente o que você quer evitar. Essa é a forma mais indicada para quem tem crianças e animais em casa.

Apesar do conforto de um longo banho, o ideal é que não seja ultrapassado o tempo de oito minutos. Ficar muito tempo embaixo do chuveiro sobrecarrega o aparelho e desperdiça água e energia. É necessário monitorar o tempo do banho das crianças também, uma vez que a distração com brincadeiras promove o desperdício.

Como evitar curto-circuito em casa?

  1. Verifique os aparelhos. Antes de usar um aparelho, verifique se ele está em boas condições de uso. ...
  2. Reduza o uso durante tempestades. ...
  3. Faça manutenção no disjuntor. ...
  4. Revise as instalações elétricas. ...
  5. Proteja as tomadas. ...
  6. Desligue a energia.

"Equipamentos de maior potência, como o chuveiro, fazem circular altas correntes na instalação elétrica, por isso são ligados em 220 V.

Não mude a temperatura da água com o chuveiro aberto. "Quando muda a chave (de temperatura) com a água passando, pode gerar um arco elétrico, que pode ser maior que a capacidade que ele tem de isolamento, gerando risco de choque", diz Hilson Vilar.