Por que não usar preto em velório?

Perguntado por: agomes7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Nas culturas ocidentais, como é o caso do Brasil, colonizado por portugueses, o preto tem sua origem nos povos romanos, que usavam uma espécie de toga preta básica em situações de luto. A cor preta está associada à escuridão, falta de luz, cor da noite, da tristeza e do sofrimento pela perda de um ente querido.

Trata-se de uma grande falta de respeito; Já foi o tempo em que era costume comparecer ao velório com roupas pretas. Mas é bom evitar roupas muito chamativas, decotes indiscretos, saias muito curtas e cores muito berrantes.

Como povo de cultura ocidental, nosso país costuma associar o preto ao luto, à dor e sofrimento. É considerado, de maneira geral, uma cor triste, ausente de luz, e que lembra a noite (de forma negativa, que simbolicamente representa a morte).

Especialmente após as guerras, o branco foi associado à conotação de paz. No entanto, em países orientais como o Japão e a China, bem como na Índia, essa é a cor que representa o silêncio e o luto, além de transmitir a necessidade de buscar a paz e promover momentos de reflexão em tempos difíceis.

Use roupas discretas
Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios. É um momento triste para todos os familiares e amigos, quanto mais discrição melhor.

Em homens, é possível usar blusa social, calça e, caso ache necessário, terno. Acessórios também são bem aceitos, mas é importante lembrar como o ente querido que partiu gostava de utilizá-los. Para as mulheres, uma das principais peças que são utilizadas para a escolha das roupas de velório são os vestidos.

O preto é uma cor “pesada”, pois representa o luto, morte e funerais. Ela também pode significar formalidade.

Possibilite as cerimônias para os interessados, e os que não se sentem bem, não precisam ir. Num momento de luto ou perda, não há procedimento correto, cabe a todos aceitar e compreender a forma do outro lidar com a dor. Todavia, há a possibilidade de uma pessoa que mora longe não conseguir ir ao funeral.

Segundo ela, a gente pode até optar em não ir, desde que “ritualize” a despedida de outro jeito. “Pode ser com uma oração em casa, acendendo uma vela, montando um álbum de fotos, ou simplesmente pensando na pessoa que faleceu. Mas, é um momento particular que precisa existir”, insiste.

- O manuseio do corpo deve ser o menor possível. - O corpo não deve ser embalsamado. - Deve-se realizar a limpeza externa do caixão com álcool líquido a 70% antes de levá-lo para ao velório. De preferência, cremar os cadáveres, embora não seja obrigatório fazê-lo.

Outros costumes bem presentes em velórios de antigamente eram colocar o defunto com os pés voltados para a porta de frente, colocar uma bacia com água debaixo do caixão (servia para inibir o odor).

Depois do velório e do funeral, a família deve ainda providenciar a Certidão de Óbito do falecido. A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.

A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia.

A terra do cemitério é contaminada. Nela, podem existir bactérias de infecções que mataram algumas pessoas que estão enterradas por lá. Esses microrganismos são resistentes ao tempo e sobrevivem na terra por meio de esporos, que podem ficar nos sapatos”, explica Dr. Bactéria.

Mas, você pode, tranquilamente, combiná-lo com outros tons suaves como nude, branco ou outra cor de sua preferência. Deixe a peça preta para a parte de cima.

branco

Tradicionalmente, por ser a cor da passagem, o branco é a cor do luto e da morte no Oriente ainda hoje, como o era antigamente também na Europa.

1 – FALECIMENTO é o ato de falecer, de fazer falta aos que ficam vivos. MORTE, por sua vez, é a cessação da vida.

Fato é que no velório e no sepultamento, as flores simbolizam beleza, frescor e cor, provando o ciclo da vida, por meio de sua singeleza durante estas cerimônias. Ao mesmo tempo, elas também lembram a todos a fragilidade da vida e seu caráter temporário.