Por que não usar minoxidil?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 3 votos

A utilização inadequada do minoxidil oral pode causar tonturas e queda rápida de pressão, entre outras complicações, como informa o especialista. “Em curto e médio prazo pode aparecer a pericardite, que é uma inflamação da membrana do coração, ou derrame pericárdico, que é um líquido advindo dessa inflamação.

Os dois efeito colaterais do mais frequentes dos minoxidil tópico são: Alergia e aparecimento de pêlos na face . Todo tratamento da calvície funciona apenas em quanto se faz uso do medicamento .

Os fios mais novos, que estão chegando, vão empurrando os mais antigos. Por isso ocorre a queda. MITO – SÓ CRESCEM OS FIOS JÁ EXISTENTES, E NÃO NOVOS. O Minoxidil estimula a neovascularização do local onde a loção é aplicada, auxiliando nos fatores de crescimento e, consequentemente, na formação de novos fios.

“O minoxidil deve ser usado continuamente respeitando cada caso, de acordo com o médico, já que sua pausa repentina pode causar uma queda tipo eflúvio telógeno”, afirma a tricologista.

A ação do Minoxidil compreende os novos fios que vão nascer após o início do tratamento. Logo, se você interromper o tratamento, a próxima leva de fios ficará mais fraca e com menor quantidade de fios, contribuindo para que a queda de cabelo volte a ocorrer.

Pode dormir com minoxidil no cabelo? Quanto a dormir logo após aplicar o produto, saiba que não tem problema. Os próprios produtores do medicamento deixam claro que não há nenhuma contraindicação em dormir com a solução aplicada. Apenas faça a plicação correta, lave muito bem as suas mãos e pode ir dormir tranquilo!

Quando aumenta a quantidade de sangue, os folículos absorvem mais nutrientes e oxigênio e isso faz com que mantenha a saúde dos seus cabelos e do couro cabeludo. Precisamos ressaltar que a atuação do Minoxidil não é da noite para o dia, afinal, os folículos não podem simplesmente aumentar do nada e de forma rápida.

Ela explica que, a depender do diagnóstico, como a calvície, por exemplo, o uso do minoxidil deverá ser contínuo.

Quem usa Minoxidil pode sair no sol? Verdadeiro, não existe nenhuma contraindicação de se expor ao sol caso esteja usando o Minoxidil.

ASSISTA ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO:

  1. 01) PASSAR MINOXIDIL E SAIR DE CASA LOGO NA SEQUÊNCIA.
  2. 02) PASSAR O MINOXIDIL E DORMIR LOGO NA SEQUÊNCIA.
  3. 03) PASSAR O PRODUTO COM ALGODÃO.
  4. 04) USAR O MINOXIDIL COM O CABELO OU BARBA MOLHADA.
  5. 05) MISTURAR O MINOX COM OUTROS PRODUTOS.

No estudo, foi observado que 50% do minoxidil era absorvido em 1 hora, sendo 75% após 4 horas. O tempo necessário para absorção máxima do minoxidil foi de 11,5 horas. Portanto, o tempo mínimo para se lavar os cabelos é de 1 hora e o ideal é de 12 horas após usar minoxidil.

Pode dormir com Minoxidil no cabelo? Sim. Não há qualquer contraindicação em relação a dormir após a aplicação do Minoxidil.

Conclui-se que o minoxidil da Foligain de 5%, teve uma leve vantagem em relação a tratamento da calvície quando comparado com o Kirkland de 5%. Em que 90% dos usurários do Foligain deram feedback de resultados satisfatórios, enquanto 86% dos usuários do kirkland deram esse mesmo retorno satisfatório.

Então, cerca de 2 a 6 semanas depois do início do minoxidil, vários folículos já liberam juntos seus fios, aumentando a quantidade de cabelos que trocam por dia. Esse fenômeno é conhecido como efeito shedding e é uma fase bastante angustiante para os pacientes, pois dá a impressão de piora da sua condição capilar.

Na gestação não se recomenda o uso do Minoxidil. Para mulheres em amamentação, pode ser usado em uma dosagem menor. Mas é fundamental falar com o dermatologista antes de engravidar, caso a mulher já esteja fazendo o tratamento com o Minoxidil.

Efeito rebote do minoxidil:
Sendo assim, este eflúvio telógeno agudo ou shedding, que seria a queda anormal dos fios fármaco induzida tem prazo de início e de fim, não permanece por mais de dois meses, geralmente já regredindo nos primeiros 40 dias e iniciando após o final da primeira semana de uso do minoxidil.

Além da irritação provocada pela química do produto, a própria umidade secundária ao uso do minoxidil colaboram para a coceira. Isso porque um dos fatores agravantes da dermatite seborreica é a presença de fungos.

Como mulheres costumam ter a pressão mais baixa do que os homens, a princípio existia o receio de que o uso da versão 5% do minoxidil para mulheres pudesse provocar sinais hipotensão nas pacientes. Assim, as primeiras versões aprovadas continham 2% de minoxidil para mulheres e 5% para homens.

Em média, o crescimento normal varia de um a um centímetro e meio ao longo de 30 dias. Segundo o especialista, algumas drogas, como o minoxidil, ajudam a prolongar essa fase, mas não fazem com que o cabelo cresça de fato mais rápido.

Para potencializar os resultados, o indicado é, logo antes de aplicar o produto, usar uma toalha molhada ou água quente para aquecer a pele e abrir os poros do rosto. Isso melhora a absorção da substância e os resultados obtidos.