Por que não tomar relaxante muscular?

Perguntado por: oquaresma6 . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O relaxante age diretamente em seu sistema nervoso, bloqueando a informação enviada ao cérebro sobre o incômodo no seu corpo. Ou seja, a dor permanece, mas sua percepção sobre ela é alterada. Além disso, tomar relaxante muscular pode ser um fator que leva seu músculo a uma lesão mais séria.

As contraindicações do relaxante muscular vão para os pacientes com retenção urinária ou glaucoma. Além disso, quem faz uso de IMAO (inibidores da monoaminoxidase, como: isocarboxazida, selegilina, etc) não pode fazer uso concomitante do medicamento.

No entanto, há algumas opções de relaxante muscular natural que podem te auxiliar nesse desconforto.
...
5 dicas de relaxante muscular natural

  1. Cereja. ...
  2. Gengibre. ...
  3. Ginkgo biloba. ...
  4. Capsaicina. ...
  5. Magnésio.

Infralax® auxilia no processo analgésico e anti-inflamatório, atua com precisão no foco da dor, promovendo o relaxamento muscular. Indicado para reumatismo em formas inflamatórias, crises agudas de gota, estado inflamatórios agudos, pós-traumáticos e pós-cirúrgicos.

Mal-estar, vômitos, reação alérgica grave, inchaço nos lábios, edema (inchaço) de língua, vasodilatação, arritmias cardíacas, alterações das funções hepáticas, hepatite, icterícia, aumento do tônus muscular, pressão baixa, formigamentos, psicose, epilepsia, Síndrome serotoninérgica, manchas na pele, urticária, prurido ...

Qual o relaxante muscular mais usado? Entre os relaxantes musculares mais usados estão: o carisoprodol (mioflex), orfenadrina (dorflex, ana-flex), ciclobenzaprina (miosan) e tizanidina (sirdalud).

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Ciclobenzaprina é relaxante muscular que tem como efeito a sonolência.

Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina.

“Todos os três são considerados compostos múltiplos. Isso significa, por exemplo, que o Dorflex é um anti-inflamatório com analgesia e relaxante muscular, o Torsilax também, e a Neosaldina ainda tem cafeína. Todos eles têm efeitos colaterais severos”, diz Souza.

Fazer alongamentos
E uma das melhores maneiras de fazer isso é com os alongamentos. Isso é o que vai garantir a manutenção dos seus músculos de forma rápida. Esse tipo de alívio à dor muscular flexiona e relaxa os músculos, retirando a tensão típica que as dores causam. Alongar-se de uma a duas vezes ao dia é ideal.

Fazer exercícios e conversar são os remédios mais comuns, mas há mais opções

  1. Respiração diafragmática. Quando estamos estressados, o corpo precisa de mais oxigênio e a respiração se acelera. ...
  2. Relaxamento muscular progressivo. ...
  3. Visualização positiva. ...
  4. Rir e sorrir. ...
  5. Yoga e pilates.

Confira o TOP 5 de alimentos anti-inflamatórios:

  1. Açafrão.
  2. Cúrcuma. ...
  3. Gengibre. ...
  4. Uva. Essa fruta também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. ...
  5. Chá verde. As catequinas são as substâncias que garantem as ações antioxidante e anti-inflamatória do chá verde. ...

Os remédios para dor nas costas, do tipo relaxante muscular, podem ser o Dorflex, o Miosan, e o Mioflex. Destacam-se ainda, especificamente para essa modalidade de dor, os medicamentos como o Tandrilax, o Tandene e o Torsilax.

O uso de Torsilax (carisoprodol + diclofenaco sódico + paracetamol + cafeína) em pacientes que possuem pressão alta “controlada” pode ser feito desde que com acompanhamento médico. Pacientes com hipertensão grave, o uso de torsilax deve ser evitado.

Superdose. Os sintomas mais comumente associados à superdose de ciclobenzaprina são sonolência e aumento da frequência cardíaca. Manifestações menos frequentes incluem tremor, agitação, coma, alterações da marcha, pressão alta, confusão mental, tontura, náuseas, vômitos e alucinações.

Essa interação é bastante perigosa, uma vez que se algum relaxante muscular possuir anti-inflamatório. Além disso, vale lembrar que os relaxantes musculares causam sonolência em algumas pessoas. Em uma pessoa idosa, isso significa maior risco de quedas e acidentes.