Por que não tomar lítio?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Lítio não deve ser administrado em casos de insuficiência renal grave ou doença cardiovascular, debilitação significativa, desidratação, depleção de sódio, e para os pacientes em uso de diuréticos ou inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), uma vez que o risco de toxicidade do lítio é muito alto nestes ...

Diarreia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e falta de coordenação podem ser os primeiros sinais de intoxicação de lítio, e podem ocorrer em concentrações de lítio abaixo de 2,0 mEq/L. Em concentrações mais elevadas podem ocorrer vertigem, ataxia, visão turva, zumbido aumento do débito urinário.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o lítio são tontura, tremor nas mãos, sede excessiva, náusea, vômito, diarreia, ganho de peso, aumento do tamanho da tireoide, urina excessiva ou perda involuntária de urina.

O lítio é o medicamento de primeira escolha no tratamento de transtorno bipolar, sendo o agente que mais possui evidências como tratamento de manutenção. É eficaz na prevenção de recaídas de mania mais frequentemente que de depressão, porém, apresenta efeito antidepressivo e reduz o risco de suicídio.

Vários mecanismos podem explicar a ligação de lítio e ganho de peso: sua propriedade semelhante a insulina em aumentar a captação de glicose, aumento da sede, estimulação dos centros hipotalâmicos do apetite, e a indução de hipotireoidismo.

Ou seja, se a dosagem estiver abaixo de 0,6 no sangue, o remédio não está fazendo seu efeito pleno, porque sua dosagem está baixa. Portanto, se uma pessoa deprimida que usa Lítio em seu tratamento não estiver melhorando, ou estiver piorando, pode ser que a substância esteja em níveis baixos.

O litio deve ser monitorado e se manter numa faixa ideal de concentração no sangue (0.6-1.2). Caso haja níveis elavados para tolerancia do organismo, ha possibilidade de tremores, desequilíbrio, sedação, nauseas, diarreia, espasmos musculares, torpor e ate como em casos extremos.

Portanto, pães, massas, açucares, farinhas e carboidratos refinados, como arroz, batata e outros vegetais com alto teor de amidos e várias frutas, são proibidos nesse tipo de dieta.” “Muitos pacientes com transtorno bipolar são polimedicados – usam vários medicamentos.

O que acontecerá se o doente parar de tomar Lítio? Em muitos casos ocorrerá uma crise, maníaca ou depressiva (desestabilização do humor e descompensação do transtorno bipolar). O doente só poderá parar o tratamento com ordens médicas.

Sistema nervoso: depressão; euforia; fadiga; pseudotumor cerebral (aumento de pressão intracraniana com edema de papila); neuropatia periférica; Cardiovascular: prolongamento do intervalo QT no eletrocardiograma; Pele: alopecia; pele seca; palidez e frio nas extremidades.

Mudanças bruscas e incompreensíveis no humor
As mudanças no humor são as mais características do transtorno e podem ocorrer com frequência ou não, variando na intensidade e nos episódios. Por isso, essas mudanças são extremas e bruscas, sem motivo aparente ou justificável.

Pode-se beber álcool, enquanto toma Lítio? A ingestão de álcool em excesso aumenta a perda de água e sal no organismo e ambas as perdas podem ter efeitos prejudiciais no tratamento com LÍTIO. É melhor aconselhar-se sobre este assunto junto do seu médico.

De forma geral, preconiza-se que depressões bipolares leves e moderadas devem ser tratadas com estabilizadores do humor, especialmente lítio e lamotrigina. Em casos graves, deve-se optar pela introdução de antidepressivos ou eletroconvulsoterapia (ECT).

Tem 3 indicações do lítio bem utilizadas: para estabilização do humor, inibir ideações suicidas (é o único que faz isso, segundo a literatura médica) e potencializar o efeito antidepressivo quando se usa conjuntamente com um antidepressivo.

As folhas verdes também possuem um importante papel: o espinafre contém ácido fólico e vitamina B, que atuam no sistema nervoso e também contribuem para a serotonina. Já o alface traz lactucina e lítio, que acalmam e ajudam a combater até mesmo a depressão.

Desmame do lítio
Interromper os medicamentos de maneira abrupta pode ser muito perigoso e, por isso, é necessário diminuir as doses gradualmente, como um bebê na fase de desmame — por isso o nome.