Por que não tirar o mofo das toalhas?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Além de estragar as toalhas, deixando com aparência de suja, o bolor, também chamado de mofo, é prejudicial à saúde, pois pode causar doenças respiratórias mesmo em quem não é alérgico. Portanto, combatê-lo é mais do que uma questão estética.

Além de estragar as toalhas, deixando com aparência de suja, o bolor, também chamado de mofo, é prejudicial à saúde, pois pode causar doenças respiratórias mesmo em quem não é alérgico.

Coloque 1 copo (200 ml) de bicarbonato de sódio e 1 copo de vinagre para cada 1 litro de água. Deixe a toalha de molho nessa mistura por uma hora. Passado o tempo, torça a toalha e leve para a máquina de lavar. Faça o ciclo completo de lavagem na máquina, usando o sabão em pó tira-manchas.

Misture 240 ml de vinagre branco com 1 colher de bicarbonato em um recipiente fundo, pois essa mistura vai borbulhar muito. Aguarde até baixar e depois passe o líquido para um borrifador. Aplique nas áreas afetadas e deixe agir por cerca de 10 minutos. Seque com um pano limpo.

Com Vinagre:
Para essa dica, coloque um pouco de vinagre em um pano limpo e esfregue até que o bolor saia da roupa, caso a peça esteja muito mofada o ideal é deixar ela de molho em um balde com água e vinagre por até 20 minutos e depois lavá-la normalmente.

- Existe no mercado um produto que todos conhecem, agora em spray, que ajuda a eliminar o mofo LYSOFORM SPRAY, pulverize durante 5 a 7 segundos, pelo menos uma vez por semana. Nessa fase não é necessário retirar as roupas - O produto não tem cheiro e elimina germes e fungos que provocam o mau cheiro nos armários.

Bicarbonato de sódio
Essa é a técnica mais conhecida e é recomendada para aquelas manchas mais difíceis de remover. Para isso, misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um litro d'água. Deixe a peça de molho por 30 minutos, enxágue e deixe secar.

Banheiro sem janela: 7 dicas para mantê-lo limpo e arejado

  1. Deixe a porta aberta. A ventilação do ambiente é muito importante para evitar o aparecimento das colônias de fungo. ...
  2. Invista em plantas. ...
  3. Instale um exaustor. ...
  4. Use um desumidificador. ...
  5. Use um combo de produtos. ...
  6. Manutenção em dia. ...
  7. Contrate um especialista.

Leve-as para a máquina de lavar acrescentando um xícara de vinagre branco diluída com água. Depois do primeiro ciclo de lavagem, substitua o vinagre branco pelo bicarbonato de sódio. Pois, o vinagre ajuda na eliminação de bactéria e umidade, deixando-as macia enquanto o bicarbonato elimina o mau odor.

Sempre que você seca seu corpo, a toalha absorve as impurezas e células mortas da pele. Isso favorece a proliferação de micro-organismos. Dessa forma, o ideal é lavar as peças pelo menos uma vez por semana ou após cinco lavagens.

O ideal é trocar as toalhas em uso (banho e rosto) a cada cinco ou sete dias, dependendo do clima e da quantidade de banhos. Se for possível deixá-las secando ao sol ou bem ventiladas todos os dias, as toalhas vão manter-se macias e sem cheiro por mais tempo.

O indicado é utilizar sabão neutro na lavagem e em pouca quantidade. Além disso, se você utiliza sabão em pó em vez do líquido, procure dilui-lo na água antes de despejar na máquina de lavar para ajudar a preservar a suavidade da toalha.

Problemas respiratórios podem ser causados e piorados pelo mofo, como a asma alérgica, rinite, sinusite, bronquite e outras alergias. Existem doenças mais graves que podem atingir as pessoas, e que são causadas pelo mofo toxico.

As áreas com bolor produzem alérgenos (substâncias que podem causar uma reação alérgica), irritantes e, às vezes, substâncias tóxicas. Inalar ou tocar os esporos de bolor pode causar uma reação alérgica, como espirros, corrimento nasal, olhos vermelhos e erupções cutâneas; podem também causar ataques de asma.

Sintomas causados pelo mofo
Ao inalar o mofo, geralmente os pelos na mucosa do nariz servem como barreira, mas caso alguma partícula de fungo consiga chegar até o pulmão e região da garganta, doenças respiratórias podem surgir, como a pneumonia fúngica e a sinusite fúngica.

Para retirar manchas com enzimas, os em pó Omo e Assim apareceram como os grandes destaques. Já os líquidos Ariel, Omo Concentrado e Omo Progress e os em pó Tixan Ypê, Ariel e Ace foram bons também nessa tarefa. Já para eliminar manchas pesadas, Ariel (em pó e líquido) e Omo em pó desempenharam melhor o trabalho.

Uma boa dica é deixar as peças mais sujas de molho em água quente e amaciante. Ah, essa técnica também ajuda a amaciar as toalhas de banho. Com a água quente, o sabão consegue se misturar melhor e penetrar ainda mais no tecido da sua toalha.