Por que não tem cobra na Nova Zelândia?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Na Nova Zelândia, as cobras são estritamente restritas devido às condições climáticas favoráveis para esses animais, o que significa que a introdução de qualquer cobra invasora pode causar um desequilíbrio no ecossistema.

Uma outra curiosidade da Nova Zelândia é que no país não existem cobras.

A Islândia fica a mais de mil quilômetros da terra habitada por cobras mais próxima e, portanto, muito isolada para ser colonizada por cobras; na verdade, a Islândia não tem répteis ou anfíbios, e apenas um mamífero terrestre nativo (a raposa do ártico, que provavelmente chegou lá através do gelo do mar).

A primeira delas é endêmica da ilha, ou seja, não ocorre em nenhum outro lugar no mundo. Em relação à concentração de serpentes, segundo o Butantan, o local só perde para a Ilha de Shedao, na China, que abriga por volta de 20 mil desses animais.

Em alguns lugares existem, ou são muito raras cobras venenosas, tais como em locais frios (Alasca, Islândia) e outros (Irlanda, Hawaii, Madagascar, Nova Zelândia) temperado ou quente.

A maior cobra do mundo, devidamente registrada no Guinness Book of Records, mora em uma “Casa de Horrores” nos Estados Unidos. Ela se chama “Medusa” e virou pet dos donos do estabelecimento. Tem quase 8 metros de comprimento, é da espécie Malayopython.

10 – O Canadá só tornou-se oficialmente um país independente em 1982. 11 – Manitoba possui a maior concentração de cobras do mundo. Tem cobra pra todo lado. São cerca de 70 mil peçonhentas curtindo o inverno canadense.

O que acontece é que as cobras trazem grandes ameaças para o equilíbrio ambiental das ilhas, já que se alimentam de animais locais e acabam dizimando-os. A importância do Aloha Spirit na cultura havaiana é tão grande que é firmada pela lei no Estatuto do Havaí.

Somente alguns animais podem ser trazidos para Nova Zelândia. Além de gatos e cachorros, somente mais quatro tipos de bichos são permitidos de entrar no país, são eles: Cavalos (somente de alguns países); Alguns tipos de peixe (você pode consultar os tipos no site do Ministério da Agricultura Neozelandês);

Os "sapos-das-ilhas-Maud", como são conhecidos, são muito especiais. Uma das quatro espécies nativas da Nova Zelândia, eles evoluíram muito pouco em 70 milhões de anos. Por isso, não coaxam, não vivem na água e não passam pela fase de girino -- nascendo já formados direto dos ovos.

kiwi

O kiwi é uma pequena ave de bico longo e plumagem que se assemelha a pelos que é considerada um símbolo desse país. Atualmente, existem cinco espécies descritas dessa ave, todas pertencentes ao gênero Apteryx.

Islândia: um país

Islândia: um país de poucos insetos
Devido às baixas temperaturas e a indisponibilidade de alimento, já que todo mundo está quase sempre com o corpo coberto. Para aqueles que morrem de medo de barata, na Islândia podem ficar tranquilos, que elas nunca irão aparecer...

Das cerca de 3 mil espécies de cobras existentes no mundo, apenas sete são encontradas em ambientes naturais na Alemanha. Consideradas inofensivas, elas são protegidas por leis federais de conservação, principalmente em razão da redução de seus habitats.

Pesquisadores da Grã-Bretanha estão usando testes de DNA para proteger a única espécie de cobra venenosa do país. Nos últimos 50 anos, o número destas cobras caiu pela metade na Grã-Bretanha, enquanto a espécie luta para se adaptar às mudanças em seu habitat. Apesar de venenosas, estas víboras são dóceis e discretas.