Por que não tem a palavra feira nos dias de sábado e domingo?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Era no dia da missa que havia maior aglomeração de pessoas e, por isso, os agricultores se reuniam em torno da igreja para vender seus produtos - o primeiro dia de feira. O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira.

Do Latim "Tertia-Feria" - derivaram ambas as actuais palavras "terça" e "terceira". Os nomes dos dias estão relacionados com a liturgia católica onde o primeiro dia da semana é o Domingo e… como a liturgia era "falada" em latim - "secundus/secunda" "tertius/tertia" "quartius/quarta" "quintus/quintae" "sextius/sexta"…

Segunda-feira, melhor dia da semana! Porque é o dia do recomeço, dia de traçar estratégias para ter uma semana com resultados superiores em relação à semana que passou. Comece sua semana com entusiasmo, vigor e coragem de levantar e escrever uma história diferente, com capítulos extraordinários.

E será que você sabe quais são esses dias? O primeiro dia da semana é o domingo, o segundo é a segunda-feira, o terceiro é a terça feira, o quarto, a quarta feira, o quinto, a quinta feira, o sexto, a sexta feira. E o sétimo e último dia de uma semana, é o sábado.

Segundo o Acordo Ortográfico, a forma correta é "de domingo a domingo". As palavras compostas constituídas por nome + preposição + nome, e que não sejam termos de botânica ou zoologia, como "dia a dia", "fim de semana", frente a frente" e "pé de galinha (ruga)", perdem o hífen.

Está correto? Sim, está correto. Havendo uma sequência pertencente a uma única ideia (-feira/-feira), não é necessária a sua repetição no enunciado.

O que a segunda-feira falou para a sexta-feira? Resposta: Já volto!

substantivo feminino Segundo dia da semana, depois do domingo e antes de terça-feira.

Monday (segunda-feira) lembra “moon”, que significa lua. Sunday (domingo), Sol; e Saturday (sábado), Saturno.

Você sabe por que a terça-feira de Carnaval é chamada de terça-feira gorda? Porque era o dia em que os cristãos se despediam da carne. Nos 40 dias seguintes tinham de jejuar, fazer penitências, como preparação para a Páscoa. Essa tradição era realmente seguida entre os séculos 3 e 7.

Na maior parte das outras línguas românicas, a sua origem são nomes de deuses pagãos romanos aos quais os dias eram dedicados, neste caso a terça-feira era dedicada a divindade romana Marte (este por sua vez inspirado no deus grego Ares).

O calendário romano foi adaptado aos deuses nórdicos. Dessa forma, os nomes dos dias da semana nas línguas anglo-saxônias não derivaram do latim, mas dos nomes dos deuses daqueles povos. Assim, Marte, por exemplo, foi substituído por Tiw ou Tyr, deus da guerra, dando origem a Tuesday, equivalente à nossa terça-feira.

Origem no latim
Se hoje usamos "feira" em todos os dias de semana, é porque esse termo vem do latim feria, que por sua vez queria dizer "dia de descanso". E é aqui que você se pergunta: se essa é a palavra usada para descanso, por que não usamos no final de semana em vez dos dias de semana?

Saiba qual é seu significado. “Feira” vem de feria, que, em latim, significa “dia de descanso”. O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga – daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa.

Sendo assim, para outras áreas, dias úteis são aqueles apenas de segunda a sexta-feira. Apesar disso, a determinação dos dias da semana parte de uma padronização estabelecida em 2004 pela Organização Internacional de Padronização. Sobretudo, determinaram que a segunda-feira seria o primeiro dia da semana.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.

Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2).