Por que não sinto vontade de interagir com as pessoas?

Perguntado por: ohilario8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

“Estamos passando por uma nova readaptação, dessa vez ligada à disponibilidade de estar com outras pessoas, de construir um diálogo que não seja tagarelante e de sustentar a rítmica alheia. É normal que, a princípio, tudo isso cause uma certa ansiedade”, explica a psicóloga.

Às vezes, a resposta mais coerente para “por que não consigo interagir com as pessoas?” é, na verdade, a falta de afinidade e interesse. Pode ser que o seu grupo social não seja adequado ao que você gosta e gostaria de ter em sua volta. Os assuntos não encaixam e você não tem interesse em saber mais sobre o outro.

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas. Esse medo se manifesta de maneira irracional, sem justificativa e de forma extrema.

5 sinais de fobia social

  1. Ajuda profissional. ...
  2. Ansiedade extrema. ...
  3. Medo de falar em público. ...
  4. Fazer pouco ou nenhum contato visual. ...
  5. Evitar ambientes com muitas pessoas. ...
  6. Achar que não consegue fazer nada. ...
  7. A Clínica Marcelo Parazzi.

Uma pessoa que não socializa tem maiores chances de diminuir o seu bem-estar psíquico. E isso pode contribuir para o adoecimento. Depressão e ansiedade estariam entre os transtornos de maior risco", pontua Ariel Lipman.

Preguiça social: ser tão preguiçoso quanto os outros
As pessoas não se importam em ter um desempenho menor dentro de um grupo quando sua contribuição individual não é identificável.

É como um sinal de que as emoções não estão mais positivas. Ademais, o sentimento de vergonha pode ser desencadeado por motivos e pessoas externas, mas pode ser, também, um auto fracasso ao tentar cumprir metas e padrões. A vergonha pode trazer sérias consequências na qualidade de vida de uma pessoa.

A ansiedade social, também chamada de fobia social, é caracterizada pelo medo excessivo ou nervosismo em situações sociais comuns, em que a pessoa fica sempre receosa em estar sendo julgada, fazer algo que possa ser visto com maus olhos ou sente que está sendo criticada ou avaliada negativamente.

Sintomas comportamentais da fobia social:
Medo de interagir com pessoas desconhecidas, autoridades ou de destaque. Medo de demonstrar nervosismo e ansiedade. Medo de demonstrar sintomas físicos (como rubor e voz trêmula) Receio em passar por constrangimentos.

A fobia social é um transtorno psicológico caracterizado pelo medo ou ansiedade de determinadas interações sociais. Os pacientes sofrem com a ideia de ir a uma festa ou a qualquer outro evento, fugindo de todo e qualquer tipo de contato. O distúrbio é conhecido também como Transtorno da Ansiedade Social.

Um dos motivos que leva alguém a fugir dos problemas é acreditar que não tem capacidade de resolvê-los. Parece tão impossível ter emocional o suficiente para enfrentar a situação, que a pessoa opta por ignorar o problema e esperar que isso só desapareça. Outro motivo é o medo de um possível confronto.

  1. Conheça a si mesmo. Uma das principais dicas para vencer a insegurança e socializar é buscar o autoconhecimento, ou seja, entender melhor quem você é, do que gosta e quais são as suas principais características. ...
  2. Procure lugares onde se sinta bem. ...
  3. Observe o ambiente. ...
  4. Esteja aberto para o outro.

Pessoas tímidas têm receio de errar, de serem julgadas por pessoas próximas ou desconhecidas e de se sentirem rejeitadas. Para quem tem fobia social, essas sensações se transformam em aversão e pavor, que tomam conta de todo o organismo. O resultado é a manifestação de sintomas de ordem física e psicológica.

Fobia social é um transtorno que vem atingindo muito mais as pessoas nos tempos atuais do que possamos imaginar. Ter receio ou sentir-se ansioso para falar em público, conhecer pessoas novas ou até mesmo ao entrar em um novo emprego, até certo ponto são consideradas reações normais.