Por que não sinto o cheiro do meu perfume?

Perguntado por: lbernardes4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Acomodação olfativa ou anosmia – não sinto mais o cheiro do perfume. Esse é um fenômeno comum de acontecer e chama-se acomodação olfativa. Ele ocorre quando olfato se acostuma a uma determinada fragrância e você começa a senti-la com menor intensidade ou até a não a sentir.

O que fazer? Controlar na aplicação — Se borrifar perfume perto do nariz, no pescoço, no osso do peito, já sabe: você sente o perfume muito bem por um tempo, o olfato se cansa e depois não sente mais nada. A saída e aplicar mais longe.

No entanto, para manter o bom cheirinho exalando o máximo de tempo possível, o que faz toda diferença é aplicar a fragrância em áreas onde o calor do corpo ative o cheiro do perfume ao longo do dia, como atrás da orelha, na base do pescoço, no lado de dentro dos punhos e cotovelos e atrás dos joelhos.

Passe a língua na parte de trás da mão ou em um ponto do braço, aproxime o nariz e cheire. A umidade reforça o odor, ficando mais fácil detectá-lo. Peça para um amigo ou parente cheirá-lo. Fale com alguém que seja mais chegado e possa fazer uma avaliação honesta.

Dose na quantidade de perfume
Há quem acredite que a duração do perfume aumenta quando a quantidade aplicada é excessiva. Contudo, essa é uma ideia falsa. Na verdade, o excesso só faz com que o produto sobrecarregue o ambiente, podendo, até mesmo, fazer com que você enjoe dele.

Algumas regiões do corpo têm maior circulação sanguínea e, portanto, são mais quentes. Assim, esse calor contribui para que o perfume seja difundido no ar com mais intensidade. É essa difusão que faz com que as pessoas possam sentir sua fragrância à distância. Há também as regiões frias, com menor circulação sanguínea.

A perda total desse sentido é chamada de anosmia.

"Para aumentar a durabilidade do perfume é importante sempre hidratar a pele com um creme ou hidratante corporal que tenha o mesmo cheiro ou um produto neutro. Eles agem como um filme que ajuda a reter a fragrância e fazem com que ele demore mais tempo para evaporar", finaliza.

O dispositivo Natura Perfum.AR
Basta escolher a fragrância no aplicativo e sentir o cheiro por meio do Perfum.AR. Cada refil permite até cem disparos de fragrância. É uma experiência única, intuitiva e sustentável, pois evita a necessidade de se borrifar o produto em uma tira de papel para senti-lo.

A projeção é quando ao passar o perfume você nota o seu cheiro no mais alto grau e se torna perceptível e sensível ao olfato de todos, mesmo a uma determinada distância projetando um exalar intenso que atraem o olfato e atenção de todos ao seu redor.

As notas de topo são: Cereja, Framboesa e Morango. As notas de coração são: Jasmim, Heliotrópio e Lírio-do-Vale. As notas de fundo são: Baunilha, Âmbar e Sândalo.

O correto é de três a quatro borrifadas em lugares estratégicos, como as áreas quentes de pulsação que vão estimular a volatilização da fragrância a tornando ainda mais presente.

Vem ver:

  1. Mantenha sua pele hidratada.
  2. Na hora de escolher a fragrância opte por notas orientais ou amadeiradas.
  3. Preste atenção na concentração de cada essência.
  4. Não guarde o frasco no banheiro.
  5. Aplique em lugares estratégicos.

Os melhores pontos para espirrar o perfume
Alessandra Tucci explica que as melhores partes do corpo para passar o perfume são: nuca, entre os seios, punhos e até uma gotinha atrás dos joelhos. “Isso porque são locais de grande circulação sanguínea, o que facilita a difusão do perfume”, diz.

O mau hálito, o “cecê” e o chulé são odores capazes de sensibilizar o nosso epitélio olfativo. Entretanto, se esses cheiros persistirem por algum tempo, acontecerá a acomodação olfativa, seja o odor bom ou ruim. A verdade é que não somos capazes de conferir o nosso próprio cheiro.

Além da diminuição e perda, alguns pacientes também relataram outras distorções do olfato e do paladar. Elas se manifestam de algumas formas: Parosmia: distorção dos odores. A pessoa sente cheiro de acetona ou comida estragada em qualquer alimento, por exemplo.