Por que não sinto mais o cheiro do meu perfume?

Perguntado por: dfarias9 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Acomodação olfativa ou anosmia – não sinto mais o cheiro do perfume. Esse é um fenômeno comum de acontecer e chama-se acomodação olfativa. Ele ocorre quando olfato se acostuma a uma determinada fragrância e você começa a senti-la com menor intensidade ou até a não a sentir.

Vale lembrar que todo perfume é projetado para ficar parado: evite agitar ou sacudir o frasco porque isso pode reduzir a qualidade do produto. Se sua pele não estiver devidamente hidratada o perfume não vai durar muito tempo.

Há quem acredite que a duração do perfume aumenta quando a quantidade aplicada é excessiva. Contudo, essa é uma ideia falsa. Na verdade, o excesso só faz com que o produto sobrecarregue o ambiente, podendo, até mesmo, fazer com que você enjoe dele. Por outro lado, aplicar a quantidade certa pode gerar o efeito inverso.

"Para aumentar a durabilidade do perfume é importante sempre hidratar a pele com um creme ou hidratante corporal que tenha o mesmo cheiro ou um produto neutro. Eles agem como um filme que ajuda a reter a fragrância e fazem com que ele demore mais tempo para evaporar", finaliza.

O ideal é borrifar o perfume em dois pontos do corpo a, pelo menos, 15 centímetros da pele. Dessa forma, o cheiro não fica concentrado em uma só região. Ah, também é legal evitar o “banho de perfume”, duas borrifadas já são suficientes.

Os perfumes Eau de Parfum (EDP) são as fragrância que oferecem maior fixação e projeção para quem usa.

As fragrâncias são assim, formas que utilizamos para ser percebidos e notados por meio de sensações que causam.” Ele explica que pessoas de personalidade mais retraída tendem a procurar fragrâncias menos invasivas para não chamar a atenção, com predominância das notas musks, bem como os florais frescos.

Tipo de pele e pH
Isso mesmo, um perfume se comporta de maneira distinta dependendo do pH da pele de quem o usa. O pH forma uma espécie de manto protetor da nossa cútis e varia de acordo com os gêneros, a região do corpo e, também, com as fases da vida.

Embora seja prático, e costumeiro, ter os frascos sempre à mão em uma prateleira ou na bancada da penteadeira, os vidros devem ser mantidos em local fechado para manter a qualidade da fragrância. O lugar de armazenamento dos frascos influencia na manutenção da durabilidade e integridade da fragrância.

O ideal é que você nunca use o mesmo perfume mais do que dois vidros seguidos. E mais, tenha pelo menos três diferentes perfumes, para usar de acordo com a ocasião para que você não perca o prazer de sentir o seu próprio perfume.

Chanel Nº5
Não há muito que possamos dizer que você ainda não saiba sobre este clássico perfume feminino, que deve muito de seu sucesso à atriz Marilyn Monroe. Desde o seu lançamento em 1921, milhões de frascos foram vendidos e um Chanel Nº5 é vendido a cada 30 segundos, tornando-o o perfume mais vendido da história.

3# NUNCA ESFREGUE O PERFUME
Muitas pessoas têm o hábito de borrifar o perfume no pulso, depois esfregá-lo no outro e no pescoço também. Isso está errado. Você nunca deve friccionar o perfume pois assim você está “esmagando” sua essência. Os perfumes são compostos por notas olfativas de topo, meio e base.

Perfumes
Recomenda-se não deixar os perfumes no banheiro para que não acelere o processo de oxidação das suas fragrâncias. "Uma forma de mantê-los por mais tempo é guardá-los nas caixas originais e longe da luz", ensina Kalinka.

Os melhores pontos para espirrar o perfume
Alessandra Tucci explica que as melhores partes do corpo para passar o perfume são: nuca, entre os seios, punhos e até uma gotinha atrás dos joelhos. “Isso porque são locais de grande circulação sanguínea, o que facilita a difusão do perfume”, diz.

Não faz mal, mas também não é necessário. “Durante a noite o nosso metabolismo cai, já que o corpo não realiza nenhum tipo de atividade física ou esforço. Ou seja, ele fica sem produzir suor”, esclareceu.

FICAR MAIS ATRAENTE
Em quatro litros de água fervente, coloque um punhado de pétalas de cravo branco, um punhado de pétalas de rosa branca e dez gotas do seu perfume preferido, com cuidado para não se machucar. Espere a mistura amornar e despeje sobre o seu corpo, do pescoço para baixo.

O primeiro fator determinante para que o perfume dure ou não é a concentração dos óleos essenciais que compõem a fragrância. Essa porcentagem é o que vai fazer com que um Eau de Parfum dure mais na pele do que um Eau de Toilette – ou desodorante colônia –, como você verá no quadro mais adiante.

Este ritual é indicado para ampliar o poder de atração. Pode ser feito em qualquer dia, mas a energia da noite de lua crescente pode potencializá-lo.
...
Você vai precisar de:

  1. 1 frasco novo de perfume.
  2. 1 vela vermelha.
  3. água.
  4. 7 pétalas de rosas vermelhas.
  5. 1 prato branco.
  6. 1 pires branco.
  7. punhado de açúcar.
  8. punhado de canela em pó