Por que não significado?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ausência de motivo concreto, resposta sem explicação.

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Etimologia (origem da palavra não). A palavra não deriva do latim "non", que significa negação, partícula negativa, por oposição ao sim.

— Por que não? Nesta situação, o «por que» escreve-se separado, ou junto? Sendo a consulente falante de português europeu, deverá escrever porque, visto tratar-se de um advérbio interrogativo. A frase deverá ficar: «Porque não?»

Também é resultado do por (preposição) + que (pronome interrogativo) e por isso também significa “por qual motivo”. A única diferença é que o por quê acentuado só aparece no final de frases interrogativas.

Significado de Falador
adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que fala muito; loquaz.

1. Por conseguinte, portanto, logo. 2. Então, nesse caso.

1. Exprime afirmação, consentimento, anuência. 2. Acção de dizer sim; consentimento.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

"Por que" separado
Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.

1. Partícula negativa oposta à afirmativa sim. 2. De modo nenhum.

A palavra “não” demonstra a impossibilidade ou improbabilidade de se realizar ou aceitar algo. Mas podemos entender que, se esse “algo” que não aceitamos é na verdade uma coisa que nos prejudicaria ou que faríamos sem dar nosso potencial máximo, então estamos fazendo um bem para nós ou para a pessoa que nos pediu.

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.