Por que não se usa mais chapéu?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

A própria moda ficou mais acelerada, estilos de roupas que duravam gerações ficaram com vida útil mais curta e começaram a durar apenas décadas e hoje nem isto. A necessidade de novos lançamentos e o sentimento de que tudo é efêmero, contribuíram para que o chapéu fosse assumindo um outro lugar na moda.

O chapéu é visto como um condutor que exprime as ideias e os pensamentos que seu portador deseja manifestar. Segundo o dicionário dos signos, de Lexicon (1998, p. 54), o chapéu 'simboliza muitas vezes a cabeça ou os pensamentos; mudar de chapéu pode significar também mudar de ideia.

O chapéu surgiu para a proteção da cabeça, ainda nos povos primitivos da pré-história, das intempéries climáticas (sol escaldante, frio, chuva), como prerrogativa masculina - sendo o homem o responsável pela defesa da tribo ou do clã, sendo depois estendido para a caracterização dos níveis sociais: os reis usavam ...

Além da calvície, manter o couro cabeludo abafado e com oleosidade aumenta a inflamação da região e pode levar ao desenvolvimento de dermatite seborreica, psoríase capilar e de culturas de fungos que ali vivem.

Apesar de um casamento ser uma ótima oportunidade para usar esse charmoso adorno, o chapéu deve ser reservado para cerimônia realizada durante o dia e ao livre. Além disso, noivas ou convidadas mais baixas devem evitar chapéus com as abas grandes e as mais altas podem usar e abusar desse tipo.

À noite, é preciso ter cautela com a escolha do chapéu. Eles não são muito bem-vindos em ambientes fechados, como aviões, igrejas e templos religiosos. Nestes locais, é melhor investir em um belo penteado para valorizar a produção. Em museus, teatros e cinemas, também não é de bom tom usá-lo.

Porquê? Porque são regras mínimas de etiqueta de descobrir a cara e cabeça, debaixo de telha, e encarar os outros como iguais e vem dos tempos em que até o Rei deixou de usar coroa. Da mesma forma que é falta de educação fazer barulho enquanto se come ou comer de boca aberta.

É etiqueta antiga, do tempo em que chapéu era acessório obrigatório da indumentária masculina, homem não saía sem chapéu, em casa tirava, assim como para cumprimentar elevava levemente o chapéu com a mão, tirava ao entrar na igreja, em casas de conhecidos etc… O que é ser educado?

A técnica dos 6 chapéus nada mais é do que uma metodologia criada com o objetivo de facilitar a comunicação em grupo para a resolução de problemas através de soluções inovadoras e criativas. Para isso, propõe-se uma dinâmica para observar o problema de diversas perspectivas bem como pensar em suas soluções.

Cobrir a cabeça expressa respeito e consciência que sempre há algo acima do homem. Esta obrigação não provém de nenhuma injunção bíblica, é um sinal de reverência a D'us (Tratado Shabat, 156b).

Primeiro, o chapéu se popularizou como meio de aquecer a cabeça, no inverno, e de proteger o rosto e o couro cabeludo, no verão. Mas já faz tempo que essas duas funções deixaram de ser as únicas razões para adotar o acessório no dia a dia.

Por muito tempo o uso de chapéu em ambientes fechados não era socialmente aceito e considerado desrespeito. Com a ressignificação do uso da peça, isso deixou de ser uma regra: ele combina com ocasiões, localidades e estilos variados, seja praia, campo ou dia a dia, no calor ou no frio.

hat s (plural: hats)

Qual o lado certo de usar chapéu? Uma forma simples de identificar o lado certo do chapéu, é certificar-se de que o acessório esteja com o laço para trás. Isso porque, a maioria dos chapéus apresenta pequeno laço no forro da parte que fica ao redor da cabeça e, esse laço deve sempre ficar na parte de trás.

Porque usar boné faz mal para a saúde dos fios? Há diferentes casos em que o boné pode causar danos aos fios. Um deles é o uso em excesso. Usar o boné diariamente e por muitas horas pode provocar o abafamento do topo da cabeça, trazendo disfunções para o couro cabeludo e, consequentemente, para os fios também.

Deste modo, é um fato que o uso frequente de bonés pode sim ter uma forte influência na queda capilar. Portanto, fique atento ao tempo que você passa com o acessório na cabeça. Você pode estar prejudicando a saúde dos fios.

O uso frequente do boné pode deixar os cabelos fracos, quebradiços e até causar problemas no couro cabeludo, como coceiras, irritações e até caspa, já que a região fica abafada por muitas horas do dia.