Por que não se fala índio?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

NÃO EXISTE ÍNDIO NO BRASIL. O que existe são povos nativos originários ou povos indígenas. A palavra índio usada para se referir às pessoas de etnias indígenas é extremamente pejorativa e reafirma preconceitos, como por exemplo, a ideia de que os povos originários são selvagens e/ou seres do passado.

Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar. Observem que essa é a lógica colonial, a lógica do poder, a lógica da dominação.” Dessa forma, o indicado é substituir a palavra por “povo”.

Índios, Ameríndios
Como há certas semelhanças que unem os índios das Américas do Norte, Central e do Sul, há quem prefira chamá-los, todos, de ameríndios. Os índios ou ameríndios são, então, os povos indígenas das Américas.

Quem nasce na Índia é indiano: Os indianos são falantes, sorridentes e coloridos.

É por isso que não podemos dizer que existe uma única “cultura indígena”: cada comunidade tem seu modo de ser. Existem, portanto, muitas culturas indígenas!

Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo.

A terminologia tribo está associada a povos primitivos, que estão em atraso e não seguiram a linha da evolução. Para os povos indígenas o lugar que remete a unidade e constitui sua forma de organização social, é a aldeia.

O feminino definitivo é, portanto, posterior a finais do século XVI. Tribo, palavra hoje feminina, sofreu hesitação de género, mesmo ao longo de século XVII. Vieira (Ali, 1964: 70) usa-a nos dois géneros: «De huma tribo a outra tribo» (Sermões, 8, 264 e «Ajuntou todos os tribos que poude» (Ibidem, 9, 412).

Como alternativas para fugir da generalização das diversidade das etnias brasileiras, a adoção do termo “indígena”, que significa “natural do lugar que se habita” ou “originário, aquele que está ali antes dos outros”, se encaixa com mais respeito pela pluralidade dos povos.

Uma etnia ou um grupo étnico é grupo de pessoas que têm uma herança sociocultural comum, como uma língua e tradições comuns, segundo a sociologia africana. Tribo é um conjunto humano que reúne varias famílias sob a autoridade de um mesmo chefe e num espaço territorial dado.

Podemos afirmar que existem poucas tribos indígenas no Brasil porque muitas foram dizimada ao longo dos últimos séculos, primeiramente em função das doenças trazidas pelos portugueses, e segundo pelas guerras.

A denominação índio foi atribuída aos habitantes da América pelos colonizadores, que durante muito tempo chamaram a América de Índias Ocidentais. Essa denominação, além de refletir a visão do colonizador, generaliza e uniformiza grupos nacionais diferentes, apagando as especificidades de cada nação.

Afirmar que os índios eram descendentes de Ofir, do patriarca e das gentes que viviam nas terras ofíricas, não implicava em postular que a origem dos índios fosse hebraica.

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

O termo em sânscrito e em híndi que significa mãe é Mata e pai é Pita.

Significado de Índia
Índia é o feminino de índio. O mesmo que: indiana, indiática, índica, nativa.

Antes dos espanhóis chegarem à América, nós chamávamos os habitantes da Índia de indianos e os espanhóis chamavam-lhes "índios". 2. Quando chegaram à América, os espanhóis deram aos nativos desse continente o mesmo nome que davam aos habitantes da Índia: "indios".

Afinal, a definição apresentada que une essa diversidade de povos é somente a sua relação com a colonização – os povos indígenas são “originários”, no sentido de que habitavam o seu território muito antes dos colonizadores os explorarem. Assim, falamos sobre culturas indígenas, no plural.