Por que não se deve utilizar dois ou mais antivírus ao mesmo tempo?

Perguntado por: mramos2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Ao funcionarem em paralelo, ambos podem deixar a máquina mais lenta por estarem a concorrer pelos mesmos recursos e também provocar falhas ao ponto de tornar o computador mais vulnerável e o Malware passar sem ser detectado.

Instalando dois programas de proteção em um mesmo PC consome memória, dificulta a limpeza e um acaba conflitando com o outro. Essas são as razões que geralmente levam as pessoas a reclamarem de antivírus.

Antes de tomar sua decisão sobre como proteger seu computador, você deve aprender sobre as desvantagens e riscos de utilizar um antivírus gratuito.

  • Proteção limitada. ...
  • Falta de atualizações frequentes. ...
  • Falta de Suporte ao Cliente. ...
  • Compartilhamento dos seus dados.

Se você não precisa atingir o melhor nível de segurança, ou se não está preocupado se o seu computador fica lento pelos adwares, ou que seus dados sejam roubados e sua privacidade invadida por hackers. Se você é dos que formata o computador cada vez que ele fica lento, então o Avast não é para você.

“Na prática, não é indicado utilizar dois antivírus na mesma máquina. Além do que, por trabalharem directamente com o sistema operativo, muitas vezes é impossível instalar dois programas deste tipo”, diz Mariano Sumrell, director de marketing da AVG Brasil.

Um vírus no celular é, mais do que nunca, um problema, já que o smartphone só ganha cada vez mais importância no nosso dia a dia. Arquivos e dados importantes são frequentemente guardados no aparelho, tornando imprescindível manter a melhor segurança possível.

Kaspersky Internet Security
No topo do ranking de melhor antivírus pago em 2023, temos o Kaspersky, desenvolvido pela empresa de mesmo nome. Disponível nas versões: Kaspersky Antivírus. Kaspersky Internet Security.

É possível fazer compras e usar dados bancários com segurança, além de impedir que criminosos acessem remotamente seus dispositivos. Você também tem privacidade ao usar uma rede wi-fi, mesmo que seja pública e também pode disfarçar sua identidade on-line.

O que é antivírus
O antivírus é, basicamente, um software que detecta a presença de programas de software maliciosos. Além de encontrar as ameaças, o antivírus também impede os ataques desses vírus e worms, e os remove do seu software.

Atualize seu antivírus e seu sistema operacional
Todos os antivírus atuais têm atualizações automáticas definidas por padrão, mas é sempre bom verificar. Também é importantíssimo instalar as atualizações do seu sistema operacional, inclusive em seus dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Manter o seu antivírus corporativo atualizado é fundamental para lidar com todas as novas ameaças que são utilizadas pelos cibercriminosos e evitar o roubo de seus dados.

Veja, a seguir, algumas dicas de como escolher o antivírus ideal.

  1. 1 – Marca conhecida. Procure as desenvolvedoras que são referências no mercado. ...
  2. 2 – Laboratório nacional. ...
  3. 3 – Facilidade de uso. ...
  4. 4 – Carga sobre o sistema. ...
  5. 5 – Detecção e remoção de malware. ...
  6. 6 – Alto desempenho. ...
  7. 7 – Sem pirataria.

Avast é o melhor antivírus gratuito no Teste de Desempenho da AV-Comparatives. Teste internacional mostra como o Avast tem o menor impacto possível sobre o desempenho de um computador comparado com todos os outros antivírus gratuitos.

É possível que além dos módulo esteja bloqueando a navegação ou o Firewall. Manter a opção Ativar varredura HTTPS, sob Proteção da Web, desmarcada para navegar.

Avast é a abreviatura de “AntiVirus Advanced SeT”, mas na língua dos piratas significa “parar, impedir”. No início, era o único produto da Alwil Software e apenas o nome do produto antivírus e em 2010 foi assumido como o nome de toda a empresa, que passou a se chamar Avast Antivírus.

Avast Antivírus

1. Avast Antivírus e Segurança. O Avast oferece proteção não somente contra ameaças online, mas a ataques à privacidade e desempenho do aparelho. É possível executar escaneamentos regulares, que detectam vulnerabilidades no sistema, assim como checar apps antes de instalar.