Por que não se deve mexer o arroz?

Perguntado por: smatos6 . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Ao mexer o arroz durante o cozimento, é possível que alguns grãos quebrem e se juntem a outros, resultando em um arroz com aspecto mais denso.

O jeito tradicional de preparar arroz é na panela normal. Parece um processo simples, mas para isso você precisa conhecer o truque: manter a panela fechada durante o cozimento. A dica é só retirar a tampa quando o arroz já estiver cozido, mas ainda com um pouquinho de água.

Já a água branca que sai do arroz branco não é perigosa, pois é o pó residual do próprio arroz após passar pelo polimento. Ainda, a lavagem do arroz branco pode retirar nutrientes solúveis em água, como tiamina, riboflavina e niacina, ferro, magnésio, zinco e potássio.

5, Evite mexer o arroz depois que ele estiver cozinhando
Ao mexer o arroz durante o cozimento, é possível que alguns grãos quebrem e se juntem a outros, resultando em um arroz com aspecto mais denso. Depois que o arroz estiver cozinhando, não mexa mais nele até que o processo tenha acabado.

Quem lava o arroz antes de cozinhá-lo diz que esse processo retira as impurezas e o “pó branco” que se acumulam no alimento. Mas a verdade é que o hábito não é necessário, e até não recomendado por alguns especialistas.

Refogue os grãos, para minimizar o contato do amido com a água. A idéia é fazer uma 'crosta', ao refogar o grão ele absorve menos água da cocção, ficando mais al dente. Refogue os grãos na gordura, pode ser óleo de coco, óleo vegetal, manteiga e azeite.

Cozinhar o carboidrato e depois resfriá-lo altera a estrutura do alimento, fazendo com que ele se torne uma espécie de “amido resistente” — isto é, ele fica menos vulnerável à ação das enzimas que o digerem dentro do nosso corpo. Além disso, ainda diminui as calorias do prato.

Porque seus grãos ajudam a manter o sal mais seco. Afinal, o que deixa o sal grudento no saleiro é justamente a água. Como o tempero tem muita afinidade com esse líquido, um ar ligeiramente úmido já é suficiente para que o sal absorva quantidade razoável de vapor em suspensão.

Finalize o arroz
Quando a água secar, verifique se o grão está no ponto ideal. Se não estiver, acrescente meia xícara de água. Se estiver no ponto, é só desligar o fogo e servir! Caso queira deixá-lo ainda mais soltinho, ao desligar o fogo, cubra a panela com um pano e espere por pelo menos dez minutos.

A panela de pressão cozinha mais rápido porque ela mantém o vapor do cozimento lá dentro, circulando em temperaturas que podem ultrapassar os 100°C. Para que esse mecanismo funcione, a panela é fechada com uma borracha que veda a tampa, segurando a passagem do ar quente.

Primeiro, desligue o fogo e transfira o arroz da panela quente para outro recipiente frio porque precisa parar de cozinhar antes que a consistência fique mais empapada. Em seguida, coloque o arroz em uma peneira e despeje água mineral, mexendo a peneira para os grãos soltarem.

Voltando ao lava ou não lava, hoje em dia, se o arroz for de uma boa marca, não precisa ser lavado. No beneficiamento, os grãos passam por processos para eliminar impurezas e também o pó de amido, residual do polimento – que deixa o grão mais grudento.

- Arroz parboilizado engorda? O arroz parboilizado é uma boa opção para quem deseja emagrecer. A melhor opção, no entanto, ainda é o integral. A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade.

Recomendo só evitar a rega em excesso, principalmente no verão. Usar a água do arroz pode ajudar, inclusive, a lembrar de regar as plantas e mal não vai fazer", explica o paisagista Bruno Moreno.

6) Refogar bem garante que os grãos fiquem soltinhos
Assim, garante que fiquem soltinhos. A proporção de óleo deve ser de 5% a 10% da quantidade de arroz.

Problemas em dormir? Coma mais arroz. Alimentos com alto índice glicêmico aumentam os nívies de triptofano, uma proteína que acalma e induz ao sono.

Se você já ficou assustado porque, ao abrir um pacote de arroz ou de macarrão, deparou-se com alguns bichinhos, saiba que essa situação é bem mais comum do que aparenta. Os insetos que atacam esses alimentos — além do feijão, da bolacha e de outros — são chamados carunchos e são uma praga urbana muito comum.

Para os que ainda se preocupam, o FDA afirma que cozinhar o arroz em excesso de água15 (6 a 10 partes de água para 1 parte de arroz) e escorrer o excesso ao fim do cozimento pode reduzir o teor do contaminante em até 60%.

Bacillus cereus

Síndrome do Arroz Frito – Diagnóstico e Tratamento
Uma intoxicação alimentar causada pela bactéria Bacillus cereus pode ser diagnosticada por meio de testes do vômito ou fezes do paciente supostamente contaminado.

Isso é o que confere sabor ao arroz. É rápido. Cuidado para não queimar o alho, pois ele deixa um gosto amargo.

Como dá para perceber, a batata inglesa tem algumas vantagens (ainda que pequenas) em comparação ao arroz branco. Isso porque ela é menos calórica, carrega menos carboidratos e um pouco mais de fibras. Portanto, ela pode ser a melhor opção. Contudo, se você não abre mão do arroz, não precisa se preocupar.