Por que não se deve matar o gambá?

Perguntado por: eveiga . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Silva lembra que a espécie é importante na cadeia alimentar. Os gambás se alimentam de insetos e roedores: “São vitais para que outras espécies não venham a se tornar pragas urbanas”, alerta. Aqueles que matarem um gambá não só respondem por crime ambiental como estão passíveis de multa de R$ 500 por animal.

O IAT alerta, ainda, para a importância dos gambás para manter o equilíbrio do ecossistema. Eles auxiliam na dispersão de sementes, ao se alimentarem de frutos, o que contribui para que novas árvores cresçam.

Por meio da urina pode transmitir doenças como a leptospirose e por meio das fezes transmitem verminoses. Caso mordam podem transmitir a raiva. É importante desinfetar os locais onde o gambá tenha passado com água, sabão e álcool.

os gambás não são animais perigosos pra nós. eles são bem inofensivos. o máximo que eles podem fazer é morder. e não morde mais forte do que um cachorro.

O importante é afastar animais de estimação para que não ataquem o gambá. É só deixar que siga o rumo dele, o que provavelmente vai ocorrer durante a noite. Se for necessário, é só ligar para o Setor de Fauna do IAT”, explica. Outros animais, como ouriços e lagartos, vão constar em breve nos informativos.

Mas, além de inofensivos, eles são extremamente importantes na dispersão de sementes e controle de pequenos invertebrados – como baratas, por exemplo. É, pode agradecer aos gambás por essa!

Geralmente, um gambá pode entrar numa residência em busca de algum alimento, proveniente de um lixo mal acondicionado ou sobras de ração nos comedouros de cães e gatos. Outra razão é a procura de um local tranquilo e considerado seguro, para fazer um ninho, como os forros das residências.

Os gambás estão bem-adaptados aos ambientes antrópicos, o que faz com que frequentemente eles tenham contato com o ser humano. Muitas vezes, esse animal provoca prejuízos, sendo comum observá-lo, por exemplo, em instalações de energia elétrica e forros de casas.

gatos-do-mato

Os principais predadores do gambá são os gatos-do-mato e o homem, que mata os gambás ou por ignorância ou por acidente (atropelamentos). A expectativa de vida do gambá é de 3 a 5 anos.

Pode ter vindo como um alerta de que algum perigo está rodeando seu caminho. Sendo assim, sonhar com um gambá correndo tem o significado em que você precise tomar cuidado a sua volta, pois alguém ou alguma coisa pode estar sendo planejada contra você.

Saruê é um dos nomes dados ao gambá (Didelphis aurita) no Brasil, usado principalmente na Bahia e em outros estados do Nordeste. Este animal é da família dos marsupiais, não é domesticável e pode morder, caso se sinta ameaçado.

A caça de gambá é proibida no Brasil, assim como o consumo da carne do animal. O restaurante acabou interditado, mas este não foi o único motivo. “Produtos vencidos foram encontrados lá dentro também, a carne sem procedência e, principalmente, falta de higiene”, explica o gerente da Vigilância Sanitária.

Os gambás são animais arborícolas ou terrestres e possuem hábitos noturnos. Durante o dia, geralmente, dormem no interior de buracos encontrados, por exemplo, em troncos de árvores.

Se você for mordido por um animal, você deve procurar seu médico ou ir imediatamente para um hospital.

Quando ameaçados, os gambás podem ainda liberar todo seu conteúdo intestinal e uma secreção odorífera de glândulas anais. Ao se sentirem ameaçados, os gambás podem se fingir de mortos ou eliminar conteúdo intestinal e liberar secreção odorífera.

A estratégia de se fingir de morto é conhecida como tanatose, e é usada por algumas espécies para enganar os predadores, segundo o biólogo Christian Raboch, responsável pela captura do animal.