Por que não se deve lavar a carne?

Perguntado por: ogomes8 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Existe ainda um outro motivo pelo qual lavar a carne crua é um erro: se o alimento estiver contaminado, a pia, a bancada, a louça e outros utensílios presentes na cozinha ficariam suscetíveis às bactérias, que se espalhariam durante a suposta higienização.

Segundo a nutricionista Fernanda Mendes, a contaminação cruzada ocorre quando não há higiene correta do local de cozimento, dos utensílios e do cozinheiro. “Quando em contato com água corrente, os micro-organismos presentes na água e no encanamento são levados para a carne podendo contaminá-las”.

lavar as superfícies e utensílios que entrarão em contato com a carne: a higienização deve ser feita com água (preferencialmente quente) e sabão.

Segundo a nutricionista Fernanda Mendes, a contaminação cruzada ocorre quando não há higiene correta do local de cozimento, dos utensílios e do cozinheiro. "Quando em contato com água corrente, os micro-organismos presentes na água e no encanamento são levados para a carne podendo contaminá-las".

Por fim, é preciso saber que não é necessário higienizar a carne, seja bovina, de peixe ou de frango, com água ou qualquer outro produto. O próprio cozimento correto dos alimentos evita uma possível contaminação, pois nenhuma bactéria resiste ao calor intenso.

Ao lavar o frango cru, você está aumentando o risco de se contaminar pela bactéria campylobacter, infectando todo o seu redor através dos respingos de água.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

Não importa se é carne de vaca, cordeiro, porco ou outra carne vermelha, ela não deve ser lavada antes de cozinhar pois a lavagem ajuda a propagar a bactéria na carne, na cozinha e nas suas mãos. Além disso a água vai adicionar umidade na carne e criará vapor no preparo, alterando o sabor final.

Precisa lavar o arroz? Quem lava o arroz antes de cozinhá-lo diz que esse processo retira as impurezas e o “pó branco” que se acumulam no alimento. Mas a verdade é que o hábito não é necessário, e até não recomendado por alguns especialistas.

Mande as bactérias para longe da carne, misture suco de limão na água em que for lavar a carne e vai matar grande parte das bactérias. Se você faz sabonete tente adicionar suco de limão, assim o sabonete vai se tornar mais eficiente na remoção de bactérias.

O vinagre é muito utilizado para eliminar vários tipos de odores, inclusive das carnes em geral. Então, use-o, mas não lave a carne depois. E tem uma vantagem: o vinagre deixa a carne mais macia e realça o sabor.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

No entanto, não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois essa ação pode aumentar o risco de contaminação cruzada (transferência de microrganismos patogênicos — que podem causar uma doença — de um alimento contaminado, para outro alimento que não esteja).

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

Ligue a torneira de água fria e tire a carne moída da embalagem. Quando for lavar carnes, a água deve estar sempre fria. Se você usar água quente para lavar a carne moída, vai começar a cozinhá-la sem querer. A água quente também pode queimar as suas mãos.

O mais importante é limpar a carne com uma faca bem afiada e muito cuidado. Junto dela há cartilagens, fibras brancas e sebos que devem ser retirados cortando o menos possível a parte vermelha.

A água pode reduzir a maciez da carne e assim, ela também perde a suculência e também a textura natural. São fatores que podem interferir no sabor também. Aliás, a maior proliferação de bactérias que ocorre por conta da lavagem também modifica o sabor desse alimento.