Por que não se deve jogar lixo e óleo nos bueiros?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

O óleo de cozinha é altamente poluente e seu descarte incorreto é capaz de gerar uma série de malefícios ao meio ambiente, como a impermeabilização e a contaminação do solo, entupimento de redes de esgoto e poluição dos lençóis freáticos.

Já o descarte de óleo no lixo comum também não é uma boa ideia. Isso porque, ao chegar aos lixões (destino muito frequente), ele entra em contato com o solo e pode poluir o lençol freático.

Como já dissemos, o óleo que acaba nos rios e lagos pode impedir a passagem da luz e do oxigênio nas águas. Causando a morte e bloqueando o desenvolvimento de espécies, como as algas, conhecidas também como fitoplânctons; que, além de fabricantes de oxigênio, servem de alimento para outros seres aquáticos.

Reciclar o óleo de cozinha é uma ação de grande importância, pois a capacidade poluente da substância é muito alta, desta forma o descarte do óleo não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação do solo e da atmosfera.

Óleos pesados e viscosos recobrem os animais e vegetais impedindo que façam as trocas necessárias com o ambiente, como respiração, excreção, alimentação, fotossíntese, etc. Podem prejudicar a locomoção bem como alterar a temperatura do corpo (stress térmico), podendo levar os organismos à morte.

O lixo é um dos grandes problemas ambientais urbanos (MIRANDA, 2002) e constitui uma preocupação ambiental mundial (RÊGO et al., 2002), uma vez que quando descartado sem tratamento pode contaminar o solo, o ar e a água, causar inundações, promover a proliferação de vetores de doenças, entre outros problemas.

Segundo a revista EXAME, as cidades mais rigorosas são Austin (Estados Unidos), Cidade do Cabo (África do Sul), Dublin (Irlanda), Hong Kong (China), Londres (Inglaterra) e também Dubai (Emirados Árabes), uma das cidades mais limpas do mundo onde jogar lixo na rua e até mesmo cuspir em público é considerado um ...

Art. 2º É proibido jogar lixo de qualquer natureza em praias, rodovias, rios, ruas, praças e logradouros públicos, observados os dispostos na lei nº 12.305, de agosto de 2010. Art.

Junte o máximo de óleo que conseguir e coloque-o em um recipiente com tampa — uma garrafa PET, por exemplo. Procure o ponto de coleta mais próximo, caso contrário, coloque a garrafa junto do lixo para ser coletado. Assim, os riscos de contaminação dos solos e dos recursos hídricos são reduzidos.

Você pode também levar os recipientes cheios de óleo aos centros de coleta, caso haja algum perto da sua casa. Em alguns casos, postos de gasolina e supermercados permitem a coleta gratuita de óleo usado.

Descarte do óleo velho
Por ser um grande poluente do meio ambiente, o óleo não pode ser jogado fora de qualquer maneira. Se jogado diretamente no ralo da pia, por exemplo, ele pode dificultar o tratamento de esgoto, entupir o encanamento, poluir rios e lagos e desregular todo o ecossistema do local.

O óleo contamina o solo e acaba sendo absorvido pelas plantas, prejudicando-as, além de afetar o metabolismo das bactérias e outros micro-organismos que fazem a deterioração de compostos orgânicos que se tornam nutrientes para o solo.

E o descarte inadequado prejudica não apenas os rios e mananciais, mas o solo. “No solo, o óleo de cozinha pode formar uma camada impermeável, reduzindo a taxa de infiltração da água, aumentando o risco de enchentes”, alerta. A principal alternativa para reduzir esse dano é a reciclagem.

Devido às substâncias insolúveis em água (os chamados lipídeos) presentes em sua composição, quando descartados de maneira irregular, os óleos podem obstruir tubos e encanamentos, provocar o refluxo de esgoto, ou ainda poluir os corpos hídricos e afetar significativamente a vida aquática.

De acordo com a resolução do CONAMA, os importadores, produtores e distribuidores são obrigados a realizarem a chamada logística reversa e recolherem anualmente a quantidade mínima de 36% do óleo que é fabricado e distribuído no Brasil para destinar ao processo de rerrefino.

Bem, atualmente, a melhor opção é realizar a coleta seletiva desse óleo, colocando-o em garrafas PET e destinando-as à reciclagem. Essa reciclagem do óleo de cozinha usado pode ser feita em casa mesmo ou podemos levá-lo para postos de coleta que os destinarão a associações e empresas que farão a sua reciclagem.

Depois de usar o óleo de cozinha na fritura, passe a armazená-lo em garrafas PET até juntar algumas garrafas. Depois disso, busque por instituições ou empresas que prestam coleta seletiva para que esse material seja descartado corretamente e utilizado para produção de biodiesel, tintas a óleo e até sabão.