Por que não se deve ferver a água do café?

Perguntado por: lcalixto . Última atualização: 30 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

Os baristas recomendam nunca ferver o café (pó) para evitar a perda das substâncias que atuam na formação do sabor. Por isso, a temperatura ideal da água no preparo deve ficar entre 80 e 90 graus Celsius. “O café apresenta mais de 800 compostos voláteis, substâncias de várias classes químicas.

Então, para não errar na temperatura do seu café, seguem minhas dicas: Ferva a água e a deixe descansar por 1 minuto, no máximo.

Temperatura ideal para o café? Conforme a NCA — Associação Nacional do Café — na sigla em inglês, a temperatura ideal da água para se fazer a bebida está entre 90° a 96° C. Sabemos que a água entra em ebulição a 100°C ou até menos, dependendo da pressão atmosférica, então ela deve estar fervendo, mas não muito.

Estudos. De acordo com estudos baseados em evidências, beber de três a quatro xícaras de café preto por dia pode proporcionar os maiores benefícios à saúde em geral. Ou seja, isso inclui a diminuição do risco de doenças cardíacas, diversos tipos de câncer.

A maneira mais saudável de tomar seu café é quente e preto. Uma xícara praticamente não tem calorias ou carboidratos, não tem gordura e é pobre em sódio. O café preto também possui micronutrientes, incluindo potássio, magnésio e niacina.

O ideal é colocar o pó de café em água quente antes de entrar em ebulição (96°C), mexer com colher de pau até fazer um creme na superfície do recipiente. Pode-se também colocar o pó de café no coador, umedecendo todo o pó e despejando a água em fio.

Com o café sem açúcar você consegue até sentir a diferença de sabor entre a torra clara e escura.

Quantas vezes você pode usar borra de café? Idealmente, você não deve usar o mesmo pó de café duas vezes, a menos que esteja tentando economizar dinheiro ou não tenha mais pó de café fresco.

A água da torneira fervida não faz mal, mas também não é uma garantia de qualidade. Ferver a água é mais comum em ocasiões onde não há água potável ou sem tratamento com cloro. Ela consegue sim acabar com alguns microrganismos, mas ainda assim, o tratamento feito em estações próprias para a água é muito mais eficaz.

Por causa disso, para quem procura ter um café gostoso em casa, o ideal é sempre optar pela utilização de uma água mineral ou filtrada. Isso vai garantir uma água mais pura e com menos sabor de compostos que vão influenciar no sabor final do café.

No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.

Na maioria dos lares, o comum é deixar a água no fogo até ferver, mas o ideal é não deixar a água passar dos 90 graus. A dica do barista é tirar a água do fogo quando começarem a sair as primeiras bolinhas. “Quando a água é fervida ela perde todo o oxigênio e quando jogamos no café, o pó acaba queimando”, conta Mori.

Apesar de parecer algo ilícito, colocar água no café não é errado, mas exige um certo cuidado. Na verdade, é uma técnica chamada Bypass! Nesse sentido, essa é a grande vantagem de ter o hábito de tomar café especial ao invés de cafés tradicionais de mercado.

A forma como a água é colocada no pó também é de suma importância; não basta simplesmente colocar a água de qualquer jeito. Na hora de passar qualquer café, você deve primeiro hidratar o pó uniforme e delicadamente.

Um estudo da USP divulgado na revista “Clinical Nutrition” em julho de 2019 também concluiu que o consumo acima de 3 xícaras (720 ml) de café pode causar pressão alta em pessoas predispostas a desenvolver hipertensão. A dose vai variar conforme a constituição da pessoa.

Se você estiver tentando perder peso ou controlar a ingestão de calorias, pode ser melhor optar pelo café puro em vez do café com leite. Em resumo, não há uma escolha certa ou errada quando se trata de café puro ou com leite.

Coado é melhor para a saúde
O café filtrado foi associado a um risco reduzido de 15% de morte por qualquer causa, um risco reduzido de 12% de morte por doenças cardiovasculares nos homens e um risco reduzido de 20% de morte por doenças cardíacas nas mulheres, em comparação com não consumir café.

Com a harmonia entre nutrientes essenciais e energia, ele oferece o que nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e a disposição para os exercícios. E ainda, como melhora a atenção e a concentração, favorece seu trabalho e seus estudos.

6 opções de chás para substituir o café

  • 1) Chá preto. O chá preto, assim como o branco e o verde, é derivado da planta Camellia Sinensis. ...
  • 2) Chá verde. ...
  • 3) Chá branco. ...
  • 4) Chá de gengibre. ...
  • 5) Chá de alecrim. ...
  • 6) Chá de canela.