Por que não se deve comprar cachorro?

Perguntado por: eibrahim3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Se entendermos que animais não são mercadorias, mas seres capazes de sentimento, que têm necessidades de amar e de serem amados, concordaremos que não há sentido em se comprar animais. Comprando um animal, você estará incentivando um comércio muito injusto, o comércio de seres vivos.

A realidade da venda de animais é muito cruel
Quando um animal é levado para um canil, ele está destinado a procriar quantas vezes forem necessárias para gerar filhotes. Os filhotes são retirados das mães e levados para lojas, onde ficam expostos esperando pela venda.

7 motivos para não ter um animal em casa

  • 1- Animais dão muito trabalho. ...
  • 2- Animais sujam tudo e fazem bagunça. ...
  • 3- Gatos, quem gosta deles? ...
  • 4- Cachorros são chatos! ...
  • 5- Animal de rua sempre vem doente, os de raça são caros. ...
  • 6- Ter um animal atrapalha na hora de viajar. ...
  • 7- A felicidade não está limitada em ter um animal.

Ao adotar, você não vai pagar pelo cachorro, logo, você vai gastar menos dinheiro no processo e se preocupar apenas com vacinas e outros medicamentos que ele precise tomar. Além disso, muitos vira-latas para adoção já estão castrados e você economiza cerca de R$500 do que gastaria se fosse castrar um cão comprado.

Quais motivos causam arrependimento? Além do fim do lockdown, outros motivos levam o tutor a reconsiderar se quer mesmo ter o pet dentro de casa. Os primeiros dias do cachorro dentro de casa costumam ser difíceis, mas não é motivo para desistir.

“Quando comprado, o animal tem o pedigree. Sabemos de qual canil vem. Aqui na loja, ele tem as vacinas certinhas, tem uma boa alimentação, tem vermifugação, é bem tratado. E o animal adotado, por mais que seja uma boa prática a adoção, não sabemos a procedência.”

A possibilidade de escolher a idade do cachorro adotado elimina as surpresas relacionadas à energia dele e ao tamanho na fase adulta. Além disso, dependendo da idade, você já adota o cachorro castrado, com as vacinas em dia e, muitas vezes, treinado para fazer xixi e cocô no lugar certo.

Pelo texto (PLS 358/2018), quem vender animais de estimação na rua ou em locais públicos, sujeitando-os a condições insalubres, cometerá crime ambiental (Lei 9.605, de 1998).

Jamais compre cães no Mercado Livre, OLX ou em sites desse tipo. Fique longe dos classificados, mesmo que o preço seja tentador. Você pode ter muita dor de cabeça depois, além de estar contribuindo para uma criação sem nenhuma responsabilidade, pois essas pessoas só cruzam seus cães porque há demanda.

A veterinária Maíra Peixoto avalia que as regras tornam saudável a relação entre donos e bichos. "Essa relação muito humanizada cria uma dependência do animal para com a pessoa que pode gerar até quadro de depressão para o animalzinho", diz.

Quais raças de cães a ter mais problemas de saúde?

  • Husky Siberiano: Distúrbios autoimunes. ...
  • Buldogue: problemas respiratórios. ...
  • Pug: problemas oculares. ...
  • Labrador Retriever: Obesidade. ...
  • Dachshund: problemas de coluna. ...
  • Poodle: glaucoma. ...
  • Cocker Spaniel: infecções de ouvido.

Se há certas pessoas que não gostam de animais, isso não significa que elas sejam frias ou egoístas. Pelo contrário, elas podem ser extremamente amorosas no relacionamento com outras pessoas. Da mesma forma, há pessoas isoladas ou que são retraídas, que não têm vínculos com outros seres humanos.

10 – 13 anos

Entre 7 e 9 semanas é o melhor momento e aqui vão algumas bem pesquisadas razões do motivo…. (Maioria dos dados é de uma pesquisa feita pela Guide Dogs for the Blind, Inc). Filhotes tem 4 períodos críticos de desenvolvimento entre o nascimento e 16 semanas (4 meses) de suas vidas.

O ideal é esperar o bichinho ter, pelo menos, dois meses de vida. Se você colocar o filhote para adoção antes de 60 dias, causará graves problemas psicológicos nele. A separação precoce deve ser evitada a todo custo se deseja que o pet tenha uma vida agradável.