Por que não se deve comer melancia à noite?

Perguntado por: ogouveia6 . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Do ponto de vista nutricional, não há mal algum em comer melancia à noite. Muito pelo contrário, essa é uma fruta altamente nutritiva, com diversas vitaminas e minerais indispensáveis. Para quem pratica atividade física, por exemplo, a melancia é uma poderosa aliada da boa performance, já que é rica em potássio.

O problema pode se agravar caso a pessoa sofra de síndrome do intestino irritável. Outro grupo que precisa evitar o consumo exacerbado de melancias são as pessoas que possuem diabetes, pois a melancia possui alto teor glicêmico, que elevam os níveis de açúcar no sangue.

Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.

Saiba quais são!

  • Maçã
  • Uva.
  • Abacate.
  • Kiwi.
  • Banana.

Melancia
Segundo o Dr. Robert Yano, a melancia ocupa o primeiro lugar na lista de alimentos que podem diminuir a pressão alta. A fruta pode ser encontrada com facilidade nos mercados à um preço bastante acessível. "Você pode consumir 200g de melancia por dia.

Melancia

Pesquisadores do Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais da Universidade de Texas A&M, nos Estados Unidos, afirmam que a melancia tem ingredientes que produzem efeitos nos vasos sangüíneos semelhantes aos do Viagra e podem também aumentar a libido.

Por ter citrulina, um aminoácido que pode aumentar os níveis de óxido nítrico no organismo, ajuda a diminuir a pressão arterial, pois dilata os vasos sanguíneos. Isso também ajuda na diminuição da dor muscular depois do treino. E, para quem busca cuidar da pele e do cabelo, a melancia também é uma ótima opção.

Quando está madura, também tem muitos antioxidantes, um deles a glutationa. Isso fortalece o sistema imunológico. Para obter mais glutationa na sua melancia, coma a carne vermelha perto da casca. Alimentos com muita fibra podem ajudar o fígado para funcionar melhor.

A melancia é rica em água e a maçã em fibras e vitaminas B, C e E F. No entanto, estas e outras frutas têm um nível elevado de frutose (o açúcar da fruta) que pode ser saudável, mas se ingerido em grandes quantidades, pode ser difícil de digerir. Isto, claro, provoca inchaço abdominal.

No entanto, não há contraindicação em tomar banho depois das refeições, pois o banho não requer nenhum esforço físico relevante. Também não há problema em nadar após ingerir alimentos leves e pouco volumosos, como sorvetes e frutas, por exemplo.

A nutricionista também explica que a parte branca da casca da melancia é rica em fibras, o que a torna uma aliada do bom funcionamento intestinal, e contribui na regulação da pressão sanguínea. Que tal, então, aproveitar essa parte normalmente desprezada da melancia em receitas bem legais?

7 alimentos que ajudam a dormir melhor

  1. Leite e derivados. Afinal, parece que é mesmo verdade: beber um copo de leite antes de se deitar pode ajudá-lo a dormir melhor. ...
  2. Ovos. ...
  3. Espinafres. ...
  4. Peru. ...
  5. Banana. ...
  6. Frutos secos. ...
  7. Peixe.

Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em “estado de alerta”, no qual estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo circardiano, o ritmo diário do organismo.

Confira a lista de alimentos perfeitos para comer antes de dormir:

  • Banana;
  • Frutas secas;
  • Leite morno;
  • Iogurte natural com aveia;
  • Chás calmantes, como o de camomila, erva-doce e passiflora;
  • Abacate;
  • Castanhas;
  • Cereja.

Bananas

Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

Segundo os nutrólogos, jogar fora a casca da maçã é, definitivamente, um crime contra a sua saúde. É nessa parte da fruta, por exemplo, que se concentram grande parte das vitaminas, antioxidantes e substâncias anticâncer.

CINCO FRUTAS QUE PODEM BAIXAR A PRESSÃO ARTERIAL

  • Melancia. Querida por muitos brasileiros, a melancia ocupa o primeiro lugar na lista de alimentos que podem diminuir a pressão alta. ...
  • Limão. ...
  • Uva. ...
  • Cacau. ...
  • Romã

Melancia

Melancia, principalmente a parte branca que chamamos de citrulina.

De maneira geral, o ideal é o consumo de uma ou até duas porções por dia. Principais características nutricionais da melancia: Presença de Licopeno – um componente com ação antioxidante associado à prevenção de doenças degenerativas, como câncer de próstata.