Por que não se deve comer carne de porco?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Comer carne de porco não faz mal para a saúde, desde que ela seja bem cozida, pois o cozimento adequado evita a transmissão da cisticercose, uma doença que é facilmente transmitida pela carne de porco e que pode atingir o sistema nervoso, causando convulsões e problemas mentais.

16 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie, 17 E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja, 18 E o cisne, e o pelicano, e a gralha, 19 E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

Igualmente nas religiões do Livro (judaísmo, cristianismo, islamismo) o símbolo do javali ou porco encerra um lado negativo. É frequentemente associado à ferocidade, à força cega selvagem, à crueldade, à luxúria e à gula. Também está relacionado com o diabo e as forças obscuras do mal.

Para você que não sabe o que é um alimento reimoso, trata-se de alimentos com alta concentração de proteína e gordura animal, como carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos. Algumas frutas cítricas, apesar de não terem proteína animal, são consideradas “frutas reimosas”.

Em Levítico 11.7, o texto sagrado diz: “Também o porco, porque tem as unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo”. De fato, esse versículo nos faz pensar que a carne de porco é imunda, mas precisamos entender o contexto em que ela está inserida.

Não há também carne de porco nem frutos do mar e as carnes são oriundas de frigoríficos certificados.

Significado de Porco
substantivo masculino Quadrúpede mamífero doméstico da família dos suídeos, ordem dos artiodáctilos. [Por Extensão] A carne desse animal: comer porco no jantar. [Figurado] Indivíduo sujo, imundo. [Popular] O diabo.

Dickinsonia, o primeiro animal do mundo, pertence a um período histórico que começou há 635 milhões de anos. Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez.

O Antigo Testamento fez dele uma consequência direta da queda: no jardim do Éden, Adão e Eva se alimentavam apenas de ervas e frutos; foi a partir de Noé que o homem se tornou carnívoro (Gênesis, 1:29 e 9:3).

O animal impuro é aquele que não respeita os planos de Deus. Se, por exemplo, animais marinhos se deslocam sobre patas, como os crustáceos, devem ser proscritos, pois vivem na água com órgãos terrestres. Outro caso: o dos pássaros que passam mais tempo na água do que no ar, transitando também entre' dois reinos.

Na Nigéria, tem uma estreita relação com os espíritos, atribuindo-lhe o papel de herói civilizador. Acreditam que o porco ordenou o primeiro sacrifício aos espíritos. Para o povo kikuyu no norte da África, o porco é considerado inventor do fogo.

A carne de porco, em algumas culturas e regiões, possui o significado de progresso e está sempre ligada ao futuro. Associado ao ato do porco de sempre fuçar para frente, isso representa crescimento, ao contrário de aves que ciscam para trás, elas estão associadas à regressão, por isso, evite-as no Ano Novo.

No entanto, a carne de alguns animais não pode ser consumida, como a de porco, que tem o que chamam de “quizila”, uma energia negativa, razão pela qual o seguidor é proibido de comer a carne, que é então doado a comunidades carentes (LÉO NETO, 2009, p. 05).

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Também chamados de “alimentos carregados”, o que os reimosos costumam ter em comum é a alta concentração de proteína e gordura animal. Carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos encabeçam a lista.