Por que não se consegue elevar a tensão continua por meio de transformadores?

Perguntado por: dalegria6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Um transformador não funciona com corrente contínua e sim com corrente alternada pois eles precisam de variação no fluxo magnético.

Transformador é um dispositivo utilizado para abaixar ou aumentar a tensão elétrica por meio da indução eletromagnética. Os transformadores presentes nos postes de distribuição são usados para abaixar o potencial elétrico.

Não. Energia é conservada e não pode ser aumentada ou diminuída. Um transformador aumenta voltagem enquanto diminui corrente, ou vice-versa.

Resposta. A corrente alternada é a responsável por produzir a variação do fluxo magnético necessária para a indução eletromagnética. Em corrente contínua não há variação do fluxo magnético.

O transformador de corrente contínua, que é a corrente usada na maior parte dos circuitos, serve para recepção de carga elétrica que não tem alteração no sentido, ou seja, ou são sempre negativas ou sempre positivas. Por isso o transformador tende a ser constante, sem ter variações.

Assim, as linhas de transmissão que saem das usinas elétricas e transportam energia elétrica, o fazem com correntes alternadas. Essa energia sai da usinas com uma tensão próxima a 750kV, passa por subestações e transformadores e chega às tomadas das casas com uma tensão de 110 ou 220 volts.

O transformador de tensão é constituído por uma peça de ferro, denominada de núcleo do transformador, ao redor do qual são enroladas duas bobinas. Em uma dessas bobinas é aplicada a tensão que se deseja transformar, ou seja, aumentar ou diminuir. Essa bobina é chamada de bobina primária ou enrolamento primário.

A energia que sai das Usinas geradoras e chega até sua casa, passa por um longo caminho. Por isso, para evitar perdas nesse trajeto, há uma elevação no nível da tensão. Isso acontece para dar mais fluidez e segurança à esse percurso. Assim, essa energia vai fluir das centrais geradoras até os centros de distribuição.

Cada transformador possui uma bobina de cobre imersa em um óleo, que é utilizada para fazer o chamado rebaixamento da tensão, ou seja, transformar os cerca de 13 mil volts que chegam pela rede em 110 ou 220 volts que são comumente usados nas residências. É justamente essa bobina o alvo dos furtadores.

Um transformador de energia é um equipamento que tem como finalidade transmitir potência ou energia elétrica entre diferentes circuitos por meio da indução de tensão e corrente ou da modificação da impedância do circuito elétrico. É muito comum encontrá-los em postes e locais onde existam instalações elétricas.

Uma das diferenças entre as duas correntes elétricas, é que enquanto na contínua os elétrons movem-se em um único sentido, na alternada há elétrons que variam constantemente de direção.

A principal vantagem deste tipo de projeto de transformador é ser mais barato para a mesma classificação de VA. Em contrapartida, a maior desvantagem de um autotransformador é não ter isolamento entre os enrolamentos primário e secundário.

A elevação da tensão de geração reduz a corrente elétrica que circula nas linhas de transmissão que transportam os blocos de potência gerada, reduzindo dessa forma, as perdas elétricas que fazem parte de qualquer sistema de transporte da energia.

Como consequência do aumento de tensão, os transformadores que elevam a tensão fazem com que a corrente elétrica de saída seja reduzida na mesma medida em que a tensão elétrica é aumentada, ou seja, se a tensão elétrica for dobrada, a corrente elétrica será dividida pela metade.

A corrente alternada apresenta como vantagem a possibilidade de abaixar ou aumentar facilmente sua tensão elétrica por meio dos transformadores. Além disso, o uso desse tipo de corrente para a transmissão de alta potência é mais econômico, pois oferece menor perda energética.

A corrente alternada é utilizada para transmissões de energia elétrica a longas distâncias por conta da facilidade de alteração de sua tensão por meio de transformadores, além de ter perdas muito menores em relação à corrente contínua, sendo uma forma de transmissão de energia mais eficiente e o tipo de corrente que ...

Em um transformador transforma-se a tensão de forma que a tensão de saída pode ser maior ou menor que a tensão de entrada caracterizando um transformador elevador ou abaixador de tensão e consequentemente também transformam-se as correntes .

Em alguns casos o secundário do transformador pode absorver muita energia e causar um curto-circuito. Se tiver um transformador com derivações e receber a mensagem "OL" do secundário, provavelmente o secundário está com curto-circuito.

Os tipos de transformadores de energia elétrica são os seguintes: – Transformador de corrente elétrica; – Transformador de potência; – Transformadores de distribuição; – Transformadores de força.

O inversor de tensão é um dispositivo que serve para converter uma tensão contínua em alternada. Os inversores mais antigos recebem em sua entrada uma tensão constante e geram um sinal de onda quadrada alternado. Isto é, ora a corrente flui para um lado, ora para outro.

Uma desvantagem significativa da corrente contínua foi a perda de energia nas linhas de transmissão. Como resultado, a transmissão elétrica de longa distância era impraticável.