Por que não queremos envelhecer?

Perguntado por: amorais4 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Por que o medo de envelhecer? A nossasociedade enxerga que a velhice está diretamente associada a doenças, perda de mobilidade, rugas na pele, e por isso, as pessoas tem receio de envelhecer. Também a hipervalorização da juventude contribui para o preconceito contra a velhice.

A discriminação, segundo eles, é institucional e estrutural. Cria estereótipos de fragilidade e improdutividade, sem levar em conta a heterogeneidade da parcela da população com idade mais avançada. Os debatedores concordam que o Estatuto do Idoso é uma ferramenta importante contra o idadismo.

Um conjunto de atitudes, em geral negativas que se expressam de diferentes maneiras, no que diz respeito ao envelhecimento, ainda que nem sempre de modo intencional, caracteriza a gerofobia (do grego gero= velho ou idoso fobos= temor, medo) que atrás do rascismo e sexismo é a terceira forma mais comum de discriminação.

Envelhecer envolve diversos problemas que afetam a qualidade de vida de uma pessoa, como dificuldade para locomover-se, comprometimento da saúde bucal, problemas de memória, além de várias doenças crônicas comuns da idade, tais como diabetes e pressão alta.

Envelhecer faz parte do processo e saber passar por ela com qualidade é a chave para a longevidade. Tal fase é chamada por muitos de melhor idade. Termo bem definido, pois é o período em que a maturidade é plena e a experiência é uma bagagem importante que se carrega para si e para os outros.

É então que nos deparamos com a gerontofobia, uma rejeição desmedida ao envelhecimento e a tudo o que está relacionado à terceira idade, um temor imenso e descontrolado de envelhecer.

Aos 27 anos de idade, você ainda é jovem. Seu coração está zerado, a pele quase perfeita e os músculos não doem. Mas, no seu cérebro, a decadência já começou. Os neurônios ainda estão lá, mas as conexões entre eles (as sinapses) começaram a piorar.

Dicas Poderosas Para Superar a Crise da Meia Idade

  1. 1 – Reconhecer o Momento Pelo Qual Está Passando.
  2. 2 – Procure Apoio.
  3. 3 – Descobrir o Lado Positivo da Situação.
  4. 4 – Cuide da Sua Saúde e Bem-estar.
  5. 5 – Faça Coisas Que Te Deixam Feliz.

Dentre os desafios mais comuns está a dificuldade de se equilibrar em determinados ambientes, como piso úmido, escadas etc., o que ocasiona quedas e fraturas que podem comprometer a qualidade de vida do idoso.

Ageismo vem da palavra age (idade, em inglês), ou ainda etarismo, é um termo usado para descrever atos de disriminação e preconceito por conta de idade. Sim, esse tipo de preconceito existe e é mais comum do que se imagina.

Entre as queixas feitas pelos idosos, ela ressalta a perda de autonomia e o abandono. “Fizemos um estudo sobre suicídios de pessoas idosas e o fator preponderante é o isolamento, que leva a depressão. Depressão é uma consequência de uma situação anterior de abandono”.

Aos 40 anos: a senescência celular entra em ação em um processo em que o ciclo de vida natural das células da pele é menor, e isso pode afetar sua aparência de muitas maneiras. 50 anos para cima: a função de barreira da pele enfraquece, o que torna a pele seca e incapaz de reter a hidratação suficiente por si só.

A síndrome de Highlander é uma doença rara caracterizada pelo atraso no desenvolvimento físico, o que faz com que a pessoa tenha aparência de criança quando, na verdade, é adulto.

A queda hormonal masculina é quase imperceptível e muito sutil. A pele do homem é mais grossa, devido a ação da testosterona no organismo, o que colabora para diminuição da percepção das rugas. Contudo, a partir dos 50 anos, os níveis de testosterona caem 1% ao ano, dando início à redução da espessura e flacidez.

A Organização Mundial de Saúde prioriza 4 pilares para um envelhecimento ativo:

  • COGNITIVO. ...
  • SOCIAL. ...
  • FÍSICO. ...
  • APRENDIZAGEM. ...
  • E qual é o impacto do envelhecimento dos seus pais na sua vida?

Reconhecer o processo natural da velhice torna a vida mais leve e mais proveitosa, e isso não vale só para as pessoas que estão iniciando essa fase da vida, mas para toda a sociedade, pois o velho tem seu lugar, e precisa ser respeitado, afinal, a velhice é mais uma paisagem!