Por que não podemos xingar?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

No entanto, mesmo que xingar seja um hábito comum entre diversas espécies, ele não é bem aceito pelos humanos. Isso porque os xingamentos são considerados palavras “ruins” e “inapropriadadas”. Logo, a sociedade reprime e julga a prática de xingar, seja uma única vez ou constantemente.

Xingar, com X, é a forma correta de se escrever. O termo é sinônimo de insultar, agredir por meio de palavras ou ofender.

São situações em que se agride fisicamente a vítima como forma de ofendê-la (por exemplo, dando-lhe um tapa no rosto). Nesses casos, a pena será de detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência (lesão corporal).

Síndrome de Tourette é uma doença neurológica caracterizada por tiques vocais ou motores que se repetem, surgem ainda na infância, por volta dos 8 anos de idade, causando problemas no convívio social. O paciente até fala palavrões e faz gestos estranhos ou obscenos.

Falar alto e abusar do uso de palavrões e gírias são considerados hábitos deselegantes. Falar alto, por exemplo, pode prejudicar o foco e atenção dos que estão por perto.

10 O justo atenta para vida dos seus animais, mas as misericórdias dos ímpios são cruéis. 11 O que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos está falto de juízo. 12 O ímpio deseja a rede dos maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto.

23 O que guarda a sua aboca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. 24 O soberbo e presumido, zombador é seu nome; age com indignação e soberba. 25 O desejo do apreguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.

O maior dentre vós será vosso servo./ E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado./ Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando", diz a escritura.

Eles funcionam como válvulas de escape para raivas, dores e frustrações. O psicólogo Richard Stephens, professor da Universidade Keele, na Inglaterra, também constatou que xingar ajuda a lidar com a dor.

De acordo com uma pesquisa feita com 276 participantes, pessoas que falam palavrão são mais honestas e íntegras do que aquelas que não costumam usar palavras chulas no cotidiano.

Na maioria das vezes, dizer palavrões é uma reação emotiva. Quando estamos frustrados, surpresos ou nervosos, xingar geral fornece uma descarga emocional. Experimentos mostraram que xingar aumenta a capacidade do corpo de tolerar a dor.

O artigo 140 do Código Penal define a injúria: “Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.”

Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

Desgraça
Esta é uma das palavras mais populares quando o assunto é termos amaldiçoados. “Desgraça” automaticamente se refere à “falta de graça”, que significa a benção, ou graça divina. Para os supersticiosos, esta palavra pode atrair acidentes, problemas de energia e inveja.

“Pessoas que são boas no idioma são boas em gerar um vocabulário de palavrões”. Xingar também pode estar associado à inteligência social, acrescentou Jay. “Ter as estratégias para saber onde e quando é apropriado usar palavrões é uma habilidade social cognitiva, como escolher as roupas certas para a ocasião correta.

A estudante de psicologia Joyce Luz, de 19 anos, sofre com tiques desde a infância.

A Síndrome de Tourette é uma perturbação neurológica crónica que se traduz na presença de determinados tiques (simples ou complexos), com início antes dos 18 anos de idade. Os tiques são movimentos (tiques motores) e vocalizações (tiques vocais) sem sentido e fora do contexto, involuntários, rápidos e recorrentes.