Por que não podemos dizer que os índios vivem de acordo com a natureza?

Perguntado por: asales . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Apesar de não serem "naturalmente ecologistas", os índios têm consciência da sua dependência – não apenas física, mas sobretudo cosmológica – em relação ao meio ambiente.

Muitos povos indígenas acreditam em deuses e seres mitológicos ligados a elementos da natureza, e o território é o espaço físico onde essas divindades se manifestam. Ou seja: a terra não é apenas o lugar onde os índios moram. É um elemento central da religião e da identidade cultural deles.

Os povos indígenas, desde os primórdios, tem uma forte relação com a natureza. Isto porque a consideram sagrada e se sentem parte integrante dela. Também, por ela ser o meio de onde tiram o seu sustento – os alimentos e a água necessários para a sua sobrevivência.

Os indígenas que vivem na floresta amazônica, em sua maioria, dormem em redes dentro de enormes ocas comunitárias e, como seus antecedentes, caçam, pescam, cultivam seus próprios alimentos e falam suas línguas nativas.

Os índios vivem completamente integrados à natureza. Já a visão não indígena vê a natureza como uma mercadoria capaz de fornecer lucros e enriquecimento, mesmo que para isso seja preciso destruí-la.

Resposta: Resposta:Pois os não indígenas constroem fábricas, usam carros, motos e praticam queimadas, os indígenas apenas caçam e pegam pouco material da natureza (material esse que se renova facilmente).

Tais projetos trazem consigo muitos impactos significativos para as terras indígenas como Page 2 2 desmatamento da vegetação, queimadas, perca ou diminuição da flora e da fauna, invasões do território, sobretudo impactos sociais e culturais que têm comprometido seus modos de vida.

1 Que cuidado o povo indígena Kaiabi tem com a terra? Quando a terra já foi utilizada por muito tempo (“ficou fraca”), eles mudam de área para fazer novas plantações e deixam a antiga se recompor (“reflorestar”).

Resposta. Antigamente os índios mantinham facilmente seus costumes, saíam para pescar e caçar e no fim da tarde voltavam para casa e para seus rituais. Hoje em dia não pode ser mais assim porque não temos mais mato, o índio teve que adquirir outros costumes para sobrevi-ver.

Os primeiros povos indígenas provavelmente tinham pelos. Mas os que eram peludões acumulavam muita umidade junto do corpo, tornando-os mais suscetíveis a doenças. Os que melhor se adaptavam e não morriam antes de reproduzir eram os com biotipo nadador olímpico: lisinhos, sem pelos para carregar umidade.

Direito à terra. A nova Constituição inovou em todos os sentidos, estabelecendo, sobretudo, que os direitos dos índios sobre as terras que tradicionalmente ocupam são de natureza originária. Isso significa que são anteriores à formação do próprio Estado, existindo independentemente de qualquer reconhecimento oficial.

Entretanto, por causa do desmatamento no entorno e das mudanças do clima, a floresta está mais seca, os índios têm menos espaço para mobilidade e o fogo está avançando cada vez mais. A estimativa é que no ano passado, mais de 10% do parque tenham sido atingidos pelo fogo.

Essa relação afetuosa que os povos indígenas estabelecem com a natureza faz com que a maioria mantenha uma relação mais próxima e sagrada, como se a Terra fosse a grande mãe, uma dádiva, uma parte integrante da vida em sociedade.

Povos e Comunidades Tradicionais vivem protegendo seus territórios e seus recursos naturais. São esses territórios e os conhecimentos de quem vive neles que subsidia a “invenção e a descoberta” de novos medicamentos, curas, cosméticos e muito mais.

"Quanto à questão da saúde, o governo brasileiro trata os indígenas como subcidadãos. A saúde indígena está na mão de ONGs, quer dizer, é uma ONG que contrata médicos, enfermeiros e assistentes. Na educação, as escolas estão precárias e os professores indígenas recebem muito mal.

Suas práticas agrícolas e uso responsável dos recursos naturais são modelos de práticas sustentáveis, que podem nos fornecer insights para lidar com a ameaça do aumento da temperatura global e da escassez de alimentos, entre outros problemas socioambientais.

Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro. Vários desses povos também habitam países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo.

Segundo Krenak, os povos tradicionais indígenas foram os primeiros a notar as mudanças climáticas e o comportamento anormal da natureza, mas isso só foi aceito pela sociedade quando pesquisadores montaram o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e usaram evidencias científicas como forma de ...