Por que não podemos dizer que o Brasil foi descoberto?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

Na realidade, Portugal não descobriu o Brasil, ele ocupou, invadiu, submetendo dessa maneira diversas nações indígenas. Se o Brasil já possuía uma população indígena, local, não se trata de uma descoberta, e sim de uma conquista.

Até "achamento" -vocábulo adotado pela maioria dos livros didáticos atuais- é considerado ultrapassado pelas escolas e cursinhos de Brasília. "Achamento e descobrimento são praticamente a mesma coisa e não refletem o que aconteceu porque quem achou o Brasil foram os índios, não os portugueses.

No dia 9 de março de 1500 uma esquadra portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral “segundo a história oficial” partiu ruma às Índias, porém, as naus desviaram-se de sua rota original e, rumando para sudoeste, avistaram terra no dia 22 de Abril. Haviam chego ao Brasil. O descobrimento não foi obra do acaso.

A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.

Cabral foi o primeiro português a chegar ao Brasil? Não. Em 1498, dom Manuel 1º, rei de Portugal, incumbiu o navegador Duarte Pacheco Pereira de uma expedição a oeste do Atlântico Sul. Suas caravelas atingiram o litoral brasileiro e chegaram a explorá-lo, à altura dos atuais estados do Amazonas e do Maranhão.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

Nossa língua, cultura, organização social, religião e política seriam outras. Mas seríamos explorados do mesmo jeito, já que os produtos tropicais tinham grande valor”, afirma Maria Isabel Fragoso, assessora de história do colégio Albert Sabin.

Antes da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral, o Brasilera povoado pelos ditos índios, cuja divisão era basicamente em tupi-guarani e jê (ou gê); sendo que os primeiros eram habitantes do norte/nordeste e litoral e os segundos mais do interior do país.

Resposta: O termo descobrimento do Brasil é equivocado, pois quando os portugueses chegaram a nossa pátria, o Brasil já tinha habitantes. Essa descoberta, na verdade só foi inovação para os portugueses assim que chegaram, pois antes deles já haviam índios habitando o Brasil.

Seu nome foi escrito durante sua vida como "Pedro Álvares Cabral", "Pero Álvares Cabral", "Pedr'Álváres Cabral", "Pedrálvares Cabral", "Pedraluarez Cabral", entre outros.

O termo, contudo, passou a sofrer críticas no fim do século XX (20) por seu caráter eurocêntrico . Isso porque o sentido etimológico dessas palavras refere-se àquilo que está sendo encontrado pela primeira vez, que ninguém nunca encontrou antes.

Tupis e guaranis
Na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, estima-se que os índios brasileiros fossem entre um e cinco milhões. Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP). Os guaranis espalhavam-se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao Tratado de Tordesilhas.

Segundo ele, o motivo da instituição da data do Descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500, nada mais é que o dia em que Pedro Alvares Cabral desembarca em terras brasileiras, tomando posse do Brasil, para Portugal. “Na verdade esse dia representa a revelação do Brasil para o mundo civilizado”, completa.