Por que não podemos contar nossos sonhos?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Saiba que ter essa vontade de falar sobre os nossos sonhos é uma construção social. É como se o nosso cérebro acreditasse nisso que você está falando como algo real, mas a realidade é o oposto disso. Essa sensação de estar mais perto de realizar as nossas metas, dará menos gás nas nossas ações futuras.

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

“Ele fornece inspiração criativa, regula as emoções negativas e, se conseguirmos acompanhar este processo, será mais fácil administrar essas sensações quando estivermos acordados.” A pesquisadora observa que, para algumas pessoas, desenhar os sonhos pode ser um método mais fácil.

Dez maneiras de vencer pesadelos e dormir melhor

  1. Estabeleça uma rotina de sono. Crie uma rotina noturna para melhorar a qualidade do seu sono e reduzir os pesadelos. ...
  2. Não coma antes de dormir. ...
  3. Pratique atividades que aliviem o estresse. ...
  4. Registre suas preocupações. ...
  5. Não assista ou leia conteúdo assustador antes de dormir.

40 minutos

Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

Para transformar um sonho em realidade é preciso ter metas claras e foco na sua realização. Estabelecer um grande número de objetivos pode gerar distrações e dispersar a sua energia. Se você estiver dividido, talvez não saiba exatamente onde deseja chegar e, assim, corre o risco de não alcançar nenhum resultado.

Então, sim, sonhos podem se tornar reais já que são uma expressão de nossas vontades, pensamentos e sensações. Mas para isso, é preciso ouvi-los, dedicar um tempo a eles. Se seus sonhos parecem extremamente confusos ou sem ligação com a realidade, tente estudá-los, compreender seus símbolos.

Nesse fenômeno, a consciência é caracterizada por ser a mesma que temos quando sonhamos normalmente, ou seja, não há conhecimento de que estamos fazendo isso. No entanto, pode haver momentos em que estamos cientes de que estamos sonhando, isso é conhecido como sonho lúcido.

Segundo os cientistas, ter sonhos repetitivos é um sinal de que o inconsciente está nos alertando para evitar uma situação. Quando algo está errado conosco, o inconsciente nos alerta por meio dos sonhos. Se a gente não presta atenção ou não entende o seu recado, ele nos enviará mais sonhos, retratando a mesma mensagem.

O que parece ser um quase consenso, é que as pessoas que têm sonhos recorrentes tendem a ter uma saúde mental mais frágil e que essa possa ser uma maneira de elas lidarem com traumas. Isso é especialmente real para pessoas que sofrem com alguma forma de PTSD (Estresse Pós-Traumático).

A partir desse avanço, surgiram mais hipóteses para a função dos sonhos. A mais difundida é que eles servem para a consolidação de memórias. “No sono, revivemos o que aconteceu no dia, associando com experiências passadas”, diz Gabriel Pires, médico e pesquisador do Instituto do Sono.

Para esses estudiosos e profissionais, os sonhos são uma maneira de acessarmos aspectos inconscientes da psique — ou seja, questões às quais não temos acesso direto enquanto estamos acordados. Segundo a psicanálise, os sonhos são capazes de expressar, por exemplo, nossos medos e desejos mais profundos e ocultos.

Tente não se mexer quando acordar, não faça movimentos bruscos, fique parado por uns segundos e tente se lembrar do seu sonho. Quanto mais detalhes conseguir lembrar, melhor será. Depois anote em um caderno ou use algum aplicativo do celular para manter esses registros, lembre-se de sempre colocar a data.

Quanto aos sonhos estranhos, mais precisamente, poderiam advir de respostas do subconsciente a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras, algo bastante comum a todos.

Pesadelos conseguem mexer com o corpo todo e "ativam" um estado de alarme. Também aumentam os níveis de adrenalina o que, consequentemente, dificulta o relaxamento e a capacidade de voltar a adormecer. Por isso, se não conseguir adormecer, tente fazer algo relaxante, assim vai acalmar o seu corpo e mente.

Dificilmente conseguimos identificar qual o fator que desencadeou o surgimento de pesadelos, entretanto, se o pesadelo ocorre exclusivamente quando dormimos de barriga para cima, pode ser um sinal de distúrbios da respiração durante o sono, como o ronco e a apneia do sono.

Quando atingimos a fase REM, sempre temos pelo menos um sonho. Dessa forma, em média, sonhamos de cinco a seis vezes por noite.

sabia que você nunca deve perguntar que horas são. e que dia é durante um sonho. existem várias teorias bizarras sobre isso.

Sonhamos todas as noites, várias vezes, e isso acontece porque o sono é cíclico. Estudos com eletroencefalograma (EEG) mostram que temos cinco a seis ciclos de sono e cada ciclo passa pelas fases 1, 2, 3 e sono REM. Quando atingimos a fase REM sempre temos pelo menos um sonho.

Os sonhos lúcidos são reais no sentido de serem sonhos reais; eles ocorrem principalmente no sono REM – o estágio em que ocorre a maioria dos sonhos, embora em uma versão do REM com a ativação de algumas áreas do cérebro no meio do caminho entre o REM e o despertar.