Por que não podemos comer todos os tipos de cogumelo?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Segundo Daniel Gomes, pesquisador da APTA, nem todos os cogumelos são comestíveis, alguns são tóxicos e outros letais. O cogumelo Lepiota, da ordem Agaricales, apresenta substâncias altamente tóxicas, conhecidas como amanitinas.

Aqueles com ação psicodisléptica ou cogumelos alucinógenos contendo psilocibina ou psilocina, incluindo mais de 190 espécies nos gêneros Agrocybe, Conocybe, Copelandia, Dictyonema, Galerina, Gerronema, Gymnopilus, Hypholoma, Inocybe, Mycena, Panaeolus, Pluteus, Psilocybe e Weraroa.

Mas, infelizmente, são exceções. A maioria é tóxica e, por isso, faz sentido preocupar-se quando eles aparecem no jardim em épocas chuvosas, se você tem criança pequena ou cachorro. Afinal, como explicar para o filho ou o cão que aquele guarda-chuvinha não é de comer? Para o jardim, o cogumelo não faz mal algum.

Existem cogumelos comestíveis, como Agaricus bisporus (champignon-de-Paris) e cogumelos venenosos, como Amanita muscaria (amanita), Amanita pantherina (amanita-pantera), Ramaria toxica (ramaria), Psilocybe cubensis (cogumelo mágico) e Chlorophyllum molybdites (cogumelo de esporos verdes) entre outros.

Psilocybe cubensis

No Brasil ocorrem pelo menos duas espécies de cogumelos alucinógenos, em deles é o Psilocybe cubensis e o outro é espécie do gênero Paneoulus.

A psilocina atua sobre os receptores do cérebro, induzindo efeitos psicodélicos. Ela ativa os receptores de serotonina principalmente no córtex pré-frontal. Essa parte do cérebro afeta o humor, a cognição e a percepção.

Mas fica um alerta: hoje, cultivar e vender cogumelos mágicos é crime no Brasil.

Psilocybe Cubensis

Cogumelos alucinógenos mais comuns
Como mencionamos no tópico anterior, existem três espécies de cogumelos alucinógenos que são mais comuns e encontrados no Brasil: Psilocybe Cubensis; Pluteus e Paneoulus.

Certamente uma das primeiras dúvidas ao perceber um crescimento de cogumelos no quintal – ou jardim – é se perguntar se eles são comestíveis ou não. Contudo, não se deve fazer o consumo deles, pois o risco para a saúde está associado à espécie.

O cogumelo vermelho entra em muitos jogos do Mario , e a sua função é dar forças ao Mario e aumentar seu tamanho , quando Mario o apanha .

Por isso, é importante saber identificar bem, uma vez que também podem ser encontrados em pastos. São de cor branca e crescem no inverno e primavera. Eles são altamente venenosos e podem resultar em morte instantânea se consumidos.

E o rei dos cogumelos, o Eryngui, é uma espécie rara, produzida só nesta região.

Períodos de sonolência podem se alternar com períodos de excitação, mas, estes sintomas desaparecem com algumas horas. Raramente ocorre morte em adultos, porém, em crianças, o consumo de grandes quantidades destes cogumelos pode causar convulsões, coma e outros problemas neurológicos por mais de 12 horas.

R$ 12,50 por grama.

Os efeitos psicoativos dos cogumelos alucinógenos acontecem devido à presença de substâncias como psilocibina, muscarina e isoxazol, que atuam no sistema nervoso, provocando alucinações visuais ou auditivas, como ver ou ouvir coisas distorcidas ou que não existem.

Psilocybe cubensis

No Brasil, as espécies de cogumelos mais consumidas como drogas são as do gênero Psilocybe, principalmente a Psilocybe cubensis.

"Todos os gêneros (Amanita, Lepiota e Galerina) são cosmopolitas e ocorrem no Brasil, sendo que algumas espécie foram introduzidas no país. A toxidade funciona como uma 'defesa', para que eles consigam se reproduzir sem ser predados. Mesmo assim, todas as espécies de cogumelos são predadas por insetos", explica.

cogumelo matsutake

Muito comum no Japão, principalmente nas celebrações de outono, o cogumelo matsutake é uma iguaria que costuma ser cozido em arroz ou sopa. Ele é considerado um dos ingredientes mais caros do mundo, chegando a custar 70 dólares a unidade.

Champignon

O Champignon é o mais popular de todos, sua cor branca e formato de guarda-chuva são inconfundíveis. Com uma textura que varia de acordo com o preparo, ele possui sabor suave e combina muito bem em receitas com molhos, como strogonoff.

psilocibina

De acordo com o Global Drug Survey, um levantamento de saúde pública feito com 120 mil pessoas de 50 países, a psilocibina – princípio ativo de mais de 100 espécies de cogumelos – é a substância química mais segura do mundo.

O tratamento geralmente envolve inibidores seletivos da recaptação de serotonina, ou ISRSs, que aumentam os níveis de serotonina disponíveis para as células cerebrais.