Por que não podemos beber sangue?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Isso porque o sangue é rico em ferro, nutriente que nosso organismo tem dificuldade em expelir ao consumir em excesso. A alta concentração de ferro pode acarretar hemocromatose, que deixa o fígado em risco, diminui a pressão arterial e causa desidratação.

14:7–8.

Levítico 19
“Não coma carne com sangue ainda dentro”.

Porém, vale lembrar que o sangue pode ter uma série de doenças, como a Aids e outros problemas comuns dos seres humanos e dos animais. No entanto, se for um sangue livre de doenças infectocontagiosas, os especialistas garantem que o consumo mínimo não faz mal algum à saúde, mas também não traz benefícios.

Portanto, não há nada nesse sangue que ofereça risco à saúde.

Sede de sangue:
Pessoas com porphyria possuiriam o desejo genuíno de beber sangue para aliviar sintomas da doença, já que ela acaba com os glóbulos vermelhos no sangue do paciente.

A transfusão de sangue é regularmente usada em casos de cirurgias, traumatismos, sangramentos gastrintestinais e partos nos quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas.

O sangue (ou seus componentes) é sempre infundido através de uma veia. O acesso a esta veia pode ser feito pela introdução de uma agulha ou cateter, realizado por um funcionário habilitado. Geralmente utiliza-se uma veia do braço ou da mão.

7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

Em outras palavras, o ato de beber em si não é pecado, caso contrário Jesus não teria multiplicado o vinho nas Bodas de Caná (cf. Jo 2,1-11), mas a maneira com a qual o indivíduo se relaciona com a bebida pode se tornar pecaminosa, principalmente quando se deixa dominar por ela (cf. 1Cor 6,10).

28 Pelos mortos não fareis aincisões na vossa bcarne, nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor. 29 Não contaminarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se, para que a terra não se prostitua, nem se encha de maldade.

Dos animais que vivem na água, podem comer de todos os que têm barbatanas e escamas, quer sejam do mar quer sejam dos rios. Mas dos répteis e animais que vivem na água e que não têm escamas e barbatanas não devem comer; são uma coisa imunda.

Segundo ele, pesquisas mostram que o tatu é reservatório de inúmeras doenças, entre elas hanseníase, leishmaniose e doença de Chagas. E o risco não está somente em comer a carne do animal, mas também nos atos de caçar ou criar o bicho.

Nem consumir carne: ao matarem animais para comer, eles usurpariam o território do Vivente. Só a divindade que dá a vida é que pode retirá-Ia.

No continente africano, por exemplo, entre o povo masai, beber sangue de gado bovino faz parte da dieta tradicional desse grupo, principalmente após ocasiões especiais como o ritual de circuncisão ou o nascimento de uma criança.

Segundo especialistas, em quantidades muito pequenas (por exemplo, algumas colheres de chá), e se o sangue não tiver agentes patogênicos (como muitas doenças transmissíveis pelo sangue), a ingestão não deve prejudicá-lo.