Por que não pode usar vermelho em velório?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

As cores primárias (azul, vermelho e amarelo) podem ser ofensivas ou desrespeitosas. O vermelho é uma cor de celebração em algumas culturas e deve ser evitado. As cores claras não devem ser parte da sua roupa em nenhuma situação.

Use roupas discretas
Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios. É um momento triste para todos os familiares e amigos, quanto mais discrição melhor.

Isso quer dizer que roupas justas, brilho, estampas chamativas, maquiagem excessiva, camisetas, bermudas e bonés devem ser evitados. O preto não é regra, mas cores discretas em tons escuros como azul, marrom, verde e cinza são as mais indicadas. Nunca use cores claras para um funeral.

Tradicional no Brasil, ainda é uma das mais adotadas como expressão de luto, em especial no mundo ocidental. Denota introspecção, recolhimento, ausência de luz e presença de dor, tristeza e sofrimento relacionado à perda de um ente muito querido.

Isso quer dizer que roupas justas, brilho, estampas chamativas, maquiagem excessiva, camisetas, bermudas e bonés devem ser evitados. O preto não é regra, mas cores discretas em tons escuros como azul, marrom, verde e cinza são as mais indicadas.

As cores claras não devem ser parte da sua roupa em nenhuma situação. Um vestido preto, mas com listras rosas ou um terno preto sobre uma camisa vermelha não são peças apropriadas para um funeral. No entanto, em ocasiões especiais, pode haver uma exceção à tal regra.

Dicas para um velório:

  1. deixar o celular em modo silencioso.
  2. manter um tom de voz baixo.
  3. Usar roupas discretas e sociais, evitando transparências, decotes, roupas justas e/ou curtas.
  4. Ao levar crianças, tomar conta delas para evitar correria e muito barulho.

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

O que significa ir de branco no velório na Ásia? No Brasil, a cor preta é usada em eventos fúnebres, mas em países como a Índia, a China e o Japão, o branco é a cor do luto e é associada ao silêncio e à paz.

Outros costumes bem presentes em velórios de antigamente eram colocar o defunto com os pés voltados para a porta de frente, colocar uma bacia com água debaixo do caixão (servia para inibir o odor).

É errado não ir ao enterro? Sem velório, é mais difícil materializar a perda. A falta do funeral e da possibilidade de ver o corpo dá ao luto um sentimento de irrealidade, que já existe numa situação de perda, mas é muito agravado pela impossibilidade de ver o corpo.

Não há um cronograma para a duração do luto ou como você deve se sentir após um determinado período. Depois de doze meses, pode parecer que tudo aconteceu ontem, ou pode parecer que tudo aconteceu há muito tempo. Esses são alguns dos sentimentos que você pode ter quando está lidando com o luto de longo prazo.

Pense comigo caro leitor, o respeito e carinho são muito maiores do que uma simples cor. Claro que, você não está proibido de usar preto, porém também não é obrigatório. Em um funeral as homenagens, sentimentos, lembranças, laços, apoio, carinho e respeito são muito mais importantes do que a roupa que usamos.

A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia.

Ao chegar em sua residência, retire toda a sua roupa, ponha a lavar, se não fizer a lavagem em seguida, deixe de molho. Depois que for a um cemitério, velório, hospital ou locais de trabalhos espíritas, você deve fazer um ritual para limpeza. Você sabia disso? Se não, aprenda como se limpar!

Tradicionalmente, por ser a cor da passagem, o branco é a cor do luto e da morte no Oriente ainda hoje, como o era antigamente também na Europa. Os povos representam-no nas suas tradições como a cor do Este e do Oeste.

Mulher não podia ser enterrada com batom na boca ou esmalte nas unhas.

Ao chegar a um velório, é importante cumprimentar a todos os presentes. Caso não conheça uma pessoa ou um determinado grupo pode-se fazer um aceno respeitoso. Em relação aos parentes e pessoas mais próximas da pessoa falecida é importante prestar solidariedade.

Depois do velório e do funeral, a família deve ainda providenciar a Certidão de Óbito do falecido. A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.