Por que não pode tatuagem no Japão?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Conhecidas como “ onsen ”, as centenas de fontes termais localizadas ao longo do país são proibidas para pessoas tatuadas. A explicação é histórica: a tatuagem, para os japoneses, simboliza uma ligação com o crime, em especial com a Yakusa, a máfia local nipônica.

Hepatite, aids, infecções causadas por fungos e bactérias, reações alérgicas, melanoma, hanseníase. E essas são apenas algumas das doenças e problemas de saúde que podem ser causados por tatuagens . Há casos de choque, provocado por produtos tóxicos, tétano, doenças sexualmente transmissíveis e tuberculose.

No passado, as tatuagens eram usadas como punição para os criminosos no Japão. Elas eram colocadas em lugares visíveis para mostrar a todos e impedir a sociedade de interagir com foras-da-lei. Durante este período, a Yakuza desenvolveu seu próprio sistema de tatuagem chamado irezumi.

Você pode muito bem usar sungas ou biquínis nas praias do Japão sem que se sinta um intruso. Por outro lado, é provável que veja os próprios japoneses mais cobertos mesmo se estiverem tomando sol ou nadando.

No Japão, é considerado rude assoar o nariz em público. Se precisar fazer isso, procure um banheiro ou outro lugar privado. Isso ocorre porque se considera que, quem assoa o nariz, pode estar espalhando germes. É por essa razão que as pessoas costumam usar máscaras quando estão gripadas.

Se o mestre decidir que você é digno, é um processo que pode levar até um ano para ser concluído, em sessões semanais, a um custo de cerca de £ 10.000 (cerca de R$ 50 mil). Essa é uma das maneiras pelas quais a yakuza atrai membros mais jovens, de acordo com Anton.

Kenichi Shinoda

Kenichi Shinoda conhecido como Shinobu Tsukasa é o atual líder do Yamaguchi-gumi, o maior sindicato Yakuza desde meados do século XX.

Yakuza é uma famosa e tradicional máfia japonesa, conhecida internacionalmente por seus crimes violentos e por seu rigoroso código de postura e honra. A palavra Yakuza (Ya-Ku-Za) representa a sequência numérica 8-9-3, considerada o pior tipo de mão em um jogo de baralho típico japonês.

O único versículo em que a Bíblia fala sobre tatuagem está no livro de Levítico no Antigo Testamento. O texto bíblico diz: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levítico 19:28).

Saúde, direito, finanças e engenharia são alguns dos segmentos onde os tatuados podem encontrar olhares mais desaprovadores. Mas é claro que existe uma série de lugares que não possuem qualquer problema em contratar pessoas com tattoos.

Veja o que diz a Bíblia sobre o uso de tatuagens: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levíticos 19:28).

A característica mais conhecida da Yakuza é um integrante arrancar o próprio dedo como forma de pedir penitência quando comete uma falha. "Cortar o dedo é a maior punição, não pode mais falar do pecado do cara. Cortou e o pecado morreu.

Mas a modernização da sociedade japonesa e a perseguição policial dizimaram a Yakuza. Ela chegou a ter mais de 200 mil membros na década de 1960, mas em 2021 eram pouco mais de 12 mil, segundo estimam as forças de segurança. E esses membros têm uma característica em comum: todos são homens.

1. Dragão. Vistos como benfeitores e protetores da população, os dragões possuem uma representatividade forte no Japão. Dentro das tatuagens Yakuza, o símbolo representava força, sabedoria e bravura de quem o ostenta, também com fortes referências à sabedora e experiência.