Por que não pode tatuagem?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Pessoas com a imunidade comprometida não devem tatuar. Pois, há maior risco de infecção; as com problemas de pele, já que têm maior probabilidade de sofrer reação alérgica; as que sofrem de valvulopatia (alteração nas válvulas cardíacas), e que já tiveram hepatite B e C.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta as pessoas a não fazerem tatuagens sobre sinais e marcas de nascença porque encobri-las dificulta a detecção de possível câncer de pele. Portadores de vitiligo, por exemplo, só devem se tatuar depois de fazer um teste dermatológico para evitar reações alérgicas.

Pessoas com psoríase e vitiligo também tem contraindicação para tatuagem. Gravidinhas e recém mamães, os resíduos dos pigmentos podem passar para corrente sanguínea e ir para o bebê ou para o leite de amamentação, por isso é recomendado que espere até não estar mais amamentando para que seja feito o desenho.

Segundo Francisco, existe um "exagero" na forma com a qual as pessoas estão cobrindo seus corpos, mas não existe problema em relação às tatuagens em si. — Não tenha medo de tatuagens — disse o Papa, antes de lembrar a quem o ouvia que, durante muitos anos, os eritreus desenharam uma cruz na testa: — A cruz era tatuada.

Segundo Divaldo Franco, as pessoas que se tatuam são espíritos primários e que carregam lembranças pretéritas envolvendo o belicismo. Allan Kardec diz que as imagens incrustadas no corpo refletirão a sintonia espiritual com entidades densas ou sutis, de acordo com a vibração que o desenho escolhido emana.

Levítico 19:28. “Não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós.” Por que é importante não seguir tendências do mundo tais como a de fazer tatuagens?

A prática da tatuagem é muito mais antiga do que se pensa: os primeiros registros datam de 3370 e 3100 antes de Cristo. A descoberta dessa data veio do achado de Ötzi, ou a Múmia do Similaun, um fóssil humano encontrado nos Alpes, que continha 61 tatuagens.

A nova lei também proíbe tatuagens na cabeça, no rosto ou na parte da frente do pescoço.

Mulheres: Devido a menstruação, é indicado evitar que realizar tatuagens alguns dias antes e depois do período menstrual. Nesse período, é comum as mulheres ficarem mais sensíveis à dor.

Outro aspecto que faz com que as tatuagens nas mãos sejam tão complicadas é o fato de que elas são frequentemente expostas ao sol, e isso nunca é bom para tattoos no geral. “A tinta pode começar a desbotar imediatamente com a exposição aos raios UV”, diz Gohara.

Como sugeriu um estudo apresentado pela University of Dundee, do Reino Unido, certas tatuagens não são apropriadas para profissionais da medicina, assim como locais como rosto, pescoço e mãos. Visto que são muitas as pessoas tatuadas no Brasil, pressupõe-se que o médico seja o reflexo da sociedade como um todo.

A tatuagem é uma marca que muitas pessoas fazem voluntariamente na própria pele. Há os que amam essa arte, enquanto outros a encaram como uma espécie de agressão autoinfligida, que só poderia ser feita por alguém com grandes sofrimentos. Obviamente, esta é uma questão muito complexa.

Quando nos tatuamos reforçamos nossa identidade própria. O orgulho de ser quem é. Além disso buscamos o reconhecimento do mundo, o reconhecimento de ser único. Na tentativa de chamar atenção e tornar-se atraente a tatuagem muda o padrão mental da pessoa, e mesmo que temporariamente, eleva a sua autoestima.

Significado da tatuagem de Jesus Cristo
Jesus é amor, é o caminho, a salvação, a esperança de dias melhores. Sua tatuagem de Jesus Cristo pode ter esses – e dezenas de outros – significados. A tatuagem com a figura de Jesus representa, acima de tudo, o poder da fé. Poucas coisas são tão belas como isso.

Além disso, é uma maneira de representar a individualidade, ou melhor, sua personalidade, que não deixa de ser o invólocro da sua alma, já que o desenho escolhido tem relação com o íntimo. Tatuar não pode ser visto como um modismo, é uma decisão para toda a vida e pós vida também.