Por que não pode sentar em W?

Perguntado por: ncavalcante . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Além disso, esta posição anormal favorece a instalação de encurtamentos e contraturas musculares, particularmente nos isquiotibiais, adutores do quadril e tríceps sural. A postura em “W” também pode afetar o desenvolvimento ósseo, favorecendo a anteversão da cabeça do fêmur e rotação interna da tíbia.

Estudos também mostram que sentar de pernas cruzadas pode acarretar risco de compressão e lesão do nervo fibular – também conhecido como nervo fibular – na parte inferior da perna.

Mesmo que o fator de risco para as varizes seja genética, cruzar as pernas também pode desencadear este problema. Isto porque quando ficamos com as pernas cruzadas as veias ficam pressionadas. Os vasos sanguíneos ficam apertados e frágeis, e as veias incham causando as varizes.

“Para se sentar, o bebê deve passar primeiro pela fase de sustentar a cabeça, que deve ocorrer até os 3 meses. A partir do 4º mês, é preciso adquirir a capacidade de rolar lateralmente. Com 6 meses, o bebê deve conseguir aprender a rolar e a se sentar com apoio.

Salvo raras exceções, andar com os pés para dentro é uma situação que não precisa de nenhum tratamento especial, como palmilhas, fisioterapia, sapatos ortopédicos, aparelhos noturnos, faixas elásticas anti-rotatórias, twister cable (prática abandonada em muitos países do mundo) ou gesso.

Como a morte súbita acontece com mais frequência durante o sono, existe uma recomendação internacional (e da Sociedade Brasileira de Pediatria) de colocar o bebê para dormir de costas (barriga pra cima), com a cabeça virada para o lado, de preferência inclinado (com a cabeça mais alta que o corpo).

Ao cruzar as pernas, você pode estimular zonas erógenas como a glande peniana e aumentar o grau de excitação, o que é normal. Não há nenhum efeito negativo na próstata.

4) Pernas cruzadas
"É que essa posição pode elevar a pressão por aumentar o fluxo sanguíneo para a região do tórax e a quantidade de sangue que o coração vai ter que bombear.

Tornozelos cruzados: nada a esconder
Cruzar somente os tornozelos enquanto está sentado em uma cadeira projeta a mensagem de que você tem pouco a esconder.

“Depois de ficar muito tempo sentado em uma mesma posição, sem movimentar as pernas, com os joelhos dobrados, sem sequer cruzar (as pernas) porque não cabe, desidratando, a pessoa tem dificuldade de retorno do sangue nas veias, dos pés ao coração”, diz o presidente da entidade.

Esse hábito pode ter impactos seríssimos na sua saúde e até reduzir sua expectativa de vida. Alguns problemas tais como: dores na coluna, aumento de peso, sedentarismo, obesidade, problemas circulatórios, diabetes, artrite e tendinite fazem parte do repertório dessa má postura.

- Erguer as pernas retira todo o peso e consequentemente relaxa essa musculatura. Não há relação com a circulação, mas há um relaxamento que, por consequência, alivia as dores existentes - ressalta.

A criança deve se sentar com as pernas esticadas ou cruzadas, posição conhecida como "perna de índio".

As posturas invertidas consistem basicamente em colocar as pernas para o alto e a cabeça para baixo. O que falando, parece até fácil, mas manter o equilíbrio é algo que exige muita prática e uma forte conexão com o yoga.

Aprenda a fazer em casa
Deite-se de barriga pra cima e dobre os joelhos. Coloque os pés na largura dos quadris. Inspire para levantar lentamente os quadris. Entrelace os dedos, estique os braços em direção aos pés.

Sentar-se de maneira a encostar as costas no encosto da cadeira e apoiar os dois pés no chão, sem cruzar as pernas ou sentar em cima de uma delas.

A cócoras é uma postura que pode ser utilizada na diminuição da tensão desses músculos e para a redução do quadro de dor, porém ainda não se sabe o efeito dessa postura na melhora da dor lombar crônica miofascial.