Por que não pode se depilar na menstruação?

Perguntado por: dgarcia5 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O tabu indica que toda mulher que se depila menstruada sente mais dor que o normal. É claro que cada pessoa reage à dores e sensações de uma maneira, porém, é verdade que no ciclo menstrual muitas mulheres ficam mais sensíveis. Dessa forma, tendem a sentir mais dores durante o procedimento.

Além disso, a retenção de líquido típica do ciclo menstrual também ajuda a comprimir as terminações nervosas, causando ainda mais dores. O ideal, então, é não se depilar durante ou próximo da fase de menstruação, já que o período potencializa a dor local, além de poder ocasionar mais dores de cabeça e cólicas.

A pele gordurosa impede a aderência da cera! 2 Se estiver menstruada, evitar a depilação. Neste período, o organismo retém maior quantidade de líquidos o que deixa a pele mais sensível a dor!

Por isso,quando o assunto é depilação, surgem alguns tabus, tais como se deve ou não depilar menstruada. A resposta é: nada impede.

Os pelos da região servem predominantemente para proteger do atrito (de coisas cotidianas, como caminhar, por exemplo, além do momento de um ato sexual). As glândulas que você tem nessa área também produzem um suor mais oleoso, como o das axilas, e os pelos ajudam a absorver o suor produzido.

Prepare e hidrate a sua pele
Hidratar a pele da região íntima antes de depilar é fundamental, você pode fazer isso aplicando lenços umedecidos com água morna que vão ajudar a abrir os poros e deixar os pelos muito mais macios e fáceis de cortar. Outra boa opção é fazer a depilação durante um banho quente.

É ideal que o pelo tenha entre 5 e 7 milímetros, ou seja, cerca de 0,5 e 0,7 cm. Esse comprimento mínimo é importante para que a cera consiga “grudar” nos fios e arrancá-los com mais facilidade.

Geralmente é por volta dos 12 anos que os sinais de puberdade começam a aparecer, e um dos principais sinais é o aparecimento dos pelos. Isso acaba gerando um certo incômodo e é então que adolescentes começam a buscar procedimentos de depilação para proporcionar mais conforto.

Em geral, recomendamos depilar a cada dois a três dias se você deseja uma depilação limpa; três a cinco dias se deseja apenas estilizar ou aparar; se deseja deixar os pelos crescer, basta parar de depilar. A velocidade do crescimento também depende da área do corpo.

A lâmina deve ser passada no sentido do crescimento dos pelos, de cima para baixo, para não provocar lesões na pele e diminuir o risco dos pelos encravarem.

O início da puberdade segue um padrão usualmente observado, com o surgimento de pelos pubianos antes da primeira menstruação (menarca), na maiordia das adolescentes. Sendo assim, não há contraindicação formal para iniciar depilação, devendo ser avaliado a necessidade e características individuais de cada indivíduo.

Depile em passadas mais longas e firmes
Depile com cuidado ao redor de áreas com ossos, como tornozelos e joelhos, para evitar cortar acidentalmente. Ao depilar os joelhos, tente dobrar as pernas para depilar melhor a rótula e esticar a perna ao depilar a parte de trás.

De acordo com a dermatologista, essa afirmação não passa de um mito. Os pelos não nascem mais grossos quando são depilados com lâmina. “A sensação de maior espessura do fio se dá porque você corta ele ao meio, mas depois ele afina naturalmente, tendo o mesmo comprimento e espessura”, explica Dra.

Você pode se depilar todos os dias se preferir, desde que faça corretamente para proteger a pele contra irritação.