Por que não pode se depilar antes da cirurgia?

Perguntado por: oalvim . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.

A tricotomia é a raspagem dos pelos. É necessária para facilitar o ato cirúrgico e para evitar infecções. Ela será realizada pela Enfermagem, aproximadamente 2 horas antes da sua cirurgia, no seu quarto. As áreas a serem tricotomizadas dependem do tipo de cirurgia que você irá realizar.

· Não pode estar com as unhas pintadas, cílios artificiais, nem passar cremes no corpo ou maquiagem. · No dia anterior da cirurgia, procure tomar um banho com sabonete antisséptico e inclusive lavar bem os cabelos. No dia da cirurgia, procure tomar outro banho antes de ir para o hospital.

Mesmo que as cirurgias sejam invasivas e exigem mais do corpo que o habitual, a menstruação (ou prestes a ou acabado de) não é impedimento à realização da maioria delas e não influencia no resultado.

A depilação das pernas e coxas deve ser feita 24-48 h antes da cirurgia, por qualquer técnica, evitando traumas sobre a pele. Não é necessário depilar púbis e períneo, a menos que solicitado.

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs. Seja com lâmina, cera ou a laser, depilar os pelos pubianos é algo incômodo. Mesmo assim, o número de homens e mulheres aderindo à prática não para de crescer em todo o mundo.

A pomada anestésica pode ser utilizada na depilação, para isso basta aplicar na pele, uma quantidade equivalente a um grão de arroz, cobrir com plástico filme e esperar até uma hora para remover o papel e dar início ao procedimento.

Depende muito de como sua pele acaba cicatrizando, mas prefiro orientar esperar de 3 a 4 semanas para depilação com cera, com lâminas não há problema.

O que é a depilação cavada? Um dos tipos de depilação íntima é a depilação cavada ou virilha cavada. Como o nome indica, ela é responsável por retirar os pelos que ficam principalmente na linha do biquíni, eliminando-os completamente da região da virilha.

Depilação. Tanto no caso de parto cesária quanto no parto normal, a mulher pode recorrer a procedimentos de depilação até mesmo no período da quarentena. O ideal é que a marca da cirurgia já esteja cicatrizada e que o profissional tenha especial cuidado nesta região, já que ela fica bastante sensível.

Como fazer:

  1. Apare os pelos com a tesoura;
  2. Deixe cair água morna na região, para dilatar os poros;
  3. Lave a região com sabonete íntimo ou neutro;
  4. Passe a lâmina delicadamente, no sentido do crescimento dos pelos;
  5. Limpe a lâmina a cada passada;
  6. Repita o passo 4 até a depilação ficar do jeito que você deseja.

Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.

Escovar os dentes, sem engolir água, na manhã da cirurgia. Não utilizar cremes, maquiagem e lentes de contato (se necessário, traga seu óculos). Evitar o uso de esmalte na unha.

Nos pacientes sob anestesia geral, interrompemos a administração contínua dos anestésicos e, aproximadamente 10 a 20 minutos após, ocorre o despertar. Esta primeira fase do despertar, é realizada sob diretamente pelo anestesista na sala de cirurgia.

Evite ir para a sala de cirurgia usando absorventes internos (OB), lentes de contato, cosméticos ou produtos de beleza, jóias, relógios, pulseiras, brincos, piercing, grampos de cabelo, cílios postiços ou quaisquer outros objetos desnecessários.

Contudo, desde que o fluxo esteja normal e os exames necessários tenham sido feitos e estejam dentro da normalidade, não há problema algum em ir para o centro cirúrgico menstruada. Procure um cirurgião plástico e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Sim. O fato de você estar menstruada não é impedimento para realização de uma cirurgia. A mulher que está menstruada pode fazer cirurgia normalmente.

“Raspar as pernas pode causar microfissuras (pequenos cortes) na pele, aumentando o risco de infecção após a pedicure”, disse Laurent Ploch, pesquisadora da Academia Americana de Dermatologia, à InStyle.

Raspar as pernas com lâmina encrava os pelos e deixa a pele irritada, causando marcas e cicatrizes. Para evitar esse problema, faça uma esfoliação corporal duas vezes por semana para soltar o pelo que está preso na pele. Após o banho, aplique hidratante para acalmar a pele, deixando-a menos propensa a infecções.

Depilar deixa a pele seca e escamosa.
Uma lâmina afiada pode remover células secas e escamosas junto com os pelos do corpo. Por isso, depilar corretamente ajuda a manter sua pele saudável. Certifique-se também de aplicar um hidratante ou óleo depois de depilar para ajudar a manter sua pele hidratada.

Depilar a virilha é importante para manter a região arejada e limpa, mas aquelas mulheres com a pele mais sensível acabam sofrendo com outros problemas ao remover os pelos: coceira, foliculite e outras lesões dermatológicas podem surgir após o uso de cera ou lâmina.