Por que não pode lavar o ovo?

Perguntado por: urodrigues4 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

NÃO PODE. Antes de botar um ovo, o organismo da galinha cobre o alimento com uma espécie de camada protetora. Ela mantém as bactérias longe dos minúsculos poros presentes na casca.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda não ultrapassar o tempo de duas horas. O excesso de zelo também provoca problemas. O ovo, por exemplo, não deve ser lavado.

O vinagre é acrescentado por um motivo simples: ele "tapa" as rachaduras do ovo. Sua composição contém substâncias que, de certa forma, coagulam as proteínas do ovo, o que impede que o ovo estoure e fique deformado. Quando adicionado antes de ferver, o vinagre impede que os ovos rachem, mantendo a casca junta.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

o vinagre não. recomendo que você usar vinagre é porque se pode limpar na limpeza das geladeiras e pode passar vinagre todo para desinfetar. tá mais pra retirar o cheiro vai.

Falando nisso, na hora do consumo, antes de quebrar o ovo, é preciso lavá-los: "O correto é lavar o ovo com água corrente, secar a casca, quebrá-la e, na sequência, lavar e secar as mãos para evitar que outros alimentos sejam contaminados pela salmonela", diz a nutricionista Daniele Leal.

De acordo com regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os ovos devem ser mantidos em baixas temperaturas, ou seja, o ideal é que eles fiquem na geladeira.

Guardar e conservar
O ideal é mantê-los fechadinhos dentro da caixa sem lavá-los, e guardá-los no fundo da geladeira, onde eles sofrem menos exposição ao calor no abre-e-fecha da porta. A recomendação de conservar os ovos no refrigerador tem mais a ver com a manutenção da temperatura do que com o frio.

dez dias

Na geladeira um ovo dura até dez dias, é importante guardá-los com a ponta para baixo, assim a gema fica centralizada. Depois de quebrados é possível guardar por dois dias na geladeira. As claras, se separadas das gemas, duram mais, podem ser guardadas por até uma semana.

Não se deve lavar o frango por uma questão bem simples: lavá-lo pode espalhar bactérias por toda a cozinha. Quando lavamos o frango, a água espirra para todos os lados da pia, de louças que estejam da perto, da parede e até da nossa roupa, aumentando as chances de contaminação.

A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema.

Durante a fervura, o aquecimento da superfície não é uniforme. Uma parte se dilata mais que a outra, por isso a casca acaba se quebrando”, afirma o farmacêutico João Usberco, também do Anglo.

Se tiver alguma rachadura, não pode consumir. É proibida até a venda de ovo rachado”, explica. O perigo da salmonela também ronda musses, molhos, maioneses e outros alimentos que levam ovo cru. Por isso, as autoridades sanitárias recomendam o uso de ovos pasteurizados, desidratados ou mesmo cozidos nessas receitas.