Por que não pode lavar o motor?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 27 de abril de 2023
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Às vezes o problema não aparece de imediato, mas ao lavar o motor do carro a água pode infiltrar na central eletrônica e oxidar os sensíveis componentes eletrônicos, que deixam de funcionar e o carro para.

Para sua segurança, aguarde o motor ficar frio para iniciar o processo de lavagem. Isso significa esperar cerca de 30 minutos depois de desligar a moto, ou seja, o tempo de você tomar uma água e separar os materiais.

Entrada de água no motor é um problema que precisa de muita atenção. Isto porque a entrada de líquido na câmara de combustão, pode gerar desde “apagamento” do motor, até danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim.

Água no motor pode se tornar um problema muito sério
Logo, pode gerar, não apenas apagamento do motor, mas também danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim.

7 – Lavagem a seco
A forma mais recomendada de lavar o motor do seu veículo é a seco, pois o perigo sair no prejuízo é bem menor, além de também economizar água. Para esse procedimento é necessário utilizar alguns produtos específicos para isso, que retirarão as sujeiras acumuladas no motor.

Assim como outros cuidados que você tem com seu veículo, a limpeza do motor é fundamental para o bom funcionamento mecânico e elétrico. Isso porque, com o tempo, impurezas se acumulam no motor. Esses detritos podem prejudicar a parte elétrica, enferrujar componentes, ressecar mangueiras e até danificar a bateria.

Retíficas mais especializadas, que possuem um equipamento chamado dinamômetro, já entregam o motor pré-amaciado. Caso contrário, o motorista terá que fazer esse trabalho por conta própria, geralmente entre 500 e 1000 quilômetros após a retífica.

A limpeza química da parte interna de motores, conhecida como "flush", pode causar mais danos do que benefícios - especialmente em veículos bastante rodados e que não costumam ser abastecidos com combustível aditivado.

Lavagem de motor
Valor: R$170.

Para evitar a corrosão, seque o motor com um pano seco e limpo. Certifique-se de que não haja água empoçada em nenhuma parte do motor. Para garantir uma limpeza eficiente do motor da sua moto, recomendamos o uso do detergente alcalino BR Royal da Gatti Química.

Junta do cabeçote queimada
Quando ocorre um superaquecimento do motor, que pode acontecer por diferentes motivos, a junta do cabeçote também sofre com a alta temperatura e acaba queimando.

A queima da junta ocorre devido a alta temperatura de trabalho, decorrente do sobreaquecimento do motor.

O ideal é usar água desmineralizada ou tratada e seguir a diluição recomendada pelo fabricante do veículo, que na maioria dos casos é de 40% de aditivo para 60% de água. Além disso, é importante ficar atento ao nível de água no reservatório.

É indicada a limpeza do motor com pano úmido e solução com desengraxante ou detergente biodegradável.

Por isso, itens como módulos de injeção eletrônica e ABS, bateria, alternador, bobina, caixas de fusíveis e relés devem ser precisamente isolados com sacos plásticos ou outros materiais impermeáveis durante a lavagem do motor.

5 – Sombra e água fresca: não use água quente, assim como jamais lave sua moto com motor quente. Como o jato de água pressurizado, a água quente pode remover a lubrificação de rolamentos da coluna de direção e suspensão traseira, assim como danificar/desprender adesivos.

Falando em quilometragem, outra dúvida comum é quantos mil quilômetros um motor retificado entrega. Na prática, se tudo for feito corretamente, ele deve durar tanto quanto o motor novo, saído da fábrica. O que, nos carros a gasolina/etanol, costuma ser algo entre 200 e 300 mil km.